TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo do erro e desvio padrão

Por:   •  1/8/2019  •  Dissertação  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Medidas são fundamentais para o desenvolver das coisas, seja medir tempo, temperatura, distância ou tantas outras quais utilizamos no nosso cotidiano. Muitos dos “achados” da ciência usaram ou usam em alguma fase de seu desenvolvimento resultados experimentais que foram obtidos através de medidas cuidadosas.

Medir é comparar uma dada grandeza com outra da mesma espécie, tomada como unidade. Quando se diz que um determinado comprimento tem dois metros, pode-se afirmar que ele é a metade de outro de quatro metros. (OLIVEIRA; OLIVEIRA; CARNEIRO JUNIOR, [20--]). Deste modo, podemos concluir que medida é o modo de equiparar duas grandezas da mesma espécie. Já as grandezas são os atributos dos objetos que são passiveis de serem medidos (ex.: volume, massa, comprimento etc.).

Entretanto, ao se fazer uma medida física temos que analisar qual sua precisão, o que deve levar em conta os algarismos significativos, porque a medição pode não ser precisa. Sempre haverá erros, isso porque leva-se em conta o tipo de equipamento utilizado, as condições de medição bem como a interpretação de quem realizou o experimento. E o erro em uma medida científica significa a inevitável incerteza que acompanha todas as medições (TAYLOR, 2012). Existem três tipos de erro, sendo eles:

1- Erro sistemático: Costumam ser causados por falta de calibração do aparelho, erros observacionais, entre outros. Esse tipo de erro possui sua causa identificável e em suma podem ser eliminados.

2- Erro randômico: É mais difícil de ser identificado, uma vez que esse produz oscilações negativas e positivas dos valores obtidos que pode ser causado por erros observacionais ou interferências ambientais.

3- Erro aleatório: Pode ser facilmente quantificado e corrigido por análise estatística.

Assim, o instrumento de medição desde sua calibração até o modo em como é manuseado, possui interferência no resultado obtido. E para realizar essa observação, nos experimentos contidos neste relatório, utilizamos instrumentos de medidas para a medição de grandezas físicas, sendo eles:

• O paquímetro (imagem 1) é uma régua de alta precisão. É utilizado para medir a distância entre dois lados opostos em um objeto. O paquímetro possui uma escala graduada em milímetros e o vernier com 20 divisões, sua precisão é de ±0,05mm;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com