TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como elaborar um tcc

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

Escolher o tema

O tema é o centro do seu TCC, quanto antes você escolher melhor. Procure por assuntos que você tem mais afinidade para que as pesquisas possam fluir com maior facilidade. Outro ponto importante é que você deve escolher um assunto específico dentro do seu tema.

Conteúdo

Primeira dica, não tem como fazer um TCC de qualidade utilizando apenas a internet. É necessário pesquisar em livros, falar com profissionais da área, com o seu orientador, fazer pesquisas de campo e se manter sempre atualizado sobre as últimas notícias e mudanças sobre o tema escolhido. A internet é um dos meios de pesquisa, mas não pode ser o único meio, até porque uma referência feita apenas com sites pode acabar perdendo um pouco de ponto com a banca.

Planeje seus horários

TCC não é um trabalho de escola que você pode fazer de um dia para o outro, por isso que ter um bom planejamento pode te ajudar muito nessa fase. Reserve um horário do seu dia especificamente para se dedicar ao TCC, se possível reserve um horário todos os dias. Também ajuda muito se você determinar o que ser feito ou pesquisado naquele dia, assim você economiza o tempo que levaria para se organizar e pensar no que fazer.

Escolha do orientador

Seu orientador é a pessoa que irá te ajudar em tudo. Por isso, escolha uma pessoa que você tenha um bom relacionamento e que entenda do assunto que você pretende abordar. Estabeleça com o seu orientador os horários específicos para as orientações e prazos e metas para entregar os textos. Assim, você organizar melhor o planejamento do TCC e ter mais organização na produção do trabalho.

Anotações

Tudo que você encontrar que for útil para a sua apresentação, anote! A dica é que você tenha um caderno apenas para o TCC com o objetivo de anotar essas ideias de conteúdo para não esquecer depois. Também, faça anotações de possíveis perguntas que banca por fazer na hora da sua apresentação, com isso você fica mais preparado e menos nervoso.

Rascunho

Sim, um rascunho. Você irá fazer o seu TCC como se fosse pra valer, assim o seu orientador irá avaliar tudo o que pode ser mudado e melhorado. Com isso, as chances do seu TCC pronto ficar impecável só aumentam, pois vai saber exatamente quais foram os seu erros e como consertá-los.

Acredite no TCC

Você precisa acreditar no tema do seu TCC, afinal, como você vai conseguir defender uma coisa em que não acredita? Você tem que possui argumentos reais e baseados e conteúdos teóricos para convencer a banca e mostrar o quanto você entende do assunto. Nada de basear seus argumentos em “achismos”, tenha total certeza sobre o que você está defendendo e se prepare para todos os tipos de questionamentos, pois a banca com certeza vai te perguntar alguma coisa.

Normas da ABNT

Todos sabem que o TCC deve ser feito e formatado de acordo com as normas da ABNT. Essas regras estão disponíveis facilmente na internet e são muito fáceis de serem aplicadas ao seu texto. Quanto ao número de páginas, não se preocupe com isso, mantenha o seu foco em produzir um conteúdo de qualidade.

Lembre-se comprar um tcc pronto não garante que todas as regras da ABNT tenham sido seguidas.

Linguagem

Faça um TCC para todos, ou seja, que qualquer pessoa consiga entender o assunto que você está abordando, mesmo que parcialmente. Não use linguagens difíceis e termos complicados que poderão te prejudicar na hora da apresentação. Mantenha uma linguagem simples e um bom conteúdo.

Apresentação

O TCC pronto e agora é a parte da apresentação. Nessa hora é preciso manter a calma e saber que você conhece tudo sobre o assunto e que você é capaz. Fale pausadamente e se preocupe apenas em passar todo o seu conhecimento para a banca. Quando você começar a receber as perguntas, não se desespere, responda com calma como se estivesse conversando com um amigo.

PERIGOS DE USAR UM TCC PRONTO

Comprar um TCC é muito fácil, basta pedir um orçamento e receber seu tcc pronto em PDF em casa, porém basta ler um pouco sobre o tema acima na internet em sites confiáveis, para perceber que a prática de usar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) pronto para você se formar em nível superior é totalmente desaconselhável. Os alunos que estudaram por anos a fio em instituições educacionais respeitadas tem visto o empenho de construir sua carreira por água abaixo. E por quê

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com