TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Como Elaborar um TCC

Por:   •  9/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

NOME COMPLETO DO ALUNO

TÍTULO: Subtítulo

Cidade

Mês/Ano

1. INTRODUÇÃO[a]

Nesta seção devem ser apresentados a TEMÁTICA na área de Engenharia de Software, desde uma visão geral até uma visão detalhada dos conceitos necessários para a compreensão do que se pretende realizar; e o PROBLEMA que se pretende solucionar, após apresentação feita pela TEMÁTICA e, se necessário, com apresentação de hipóteses.

Nesta seção também devem ser apresentados o OBJETIVO GERAL (OG) que deve responder ao PROBLEMA apresentado na introdução, explicitando se será solucionado através de pesquisa científica, ou construção de produto de software; e os OBJETIVOS ESPECÍFICOS (OE) que devem ser definidos como “atividades e/ou passos” que devem ser realizados para que o OBJETIVO GERAL seja satisfeito. Exemplo de narrativa:

1.1. OBJETIVOS

Nesta seção devem ser apresentados:

  • OBJETIVO GERAL - deve responder ao PROBLEMA apresentado na introdução, explicitando se foi solucionado através de pesquisa científica ou construção de produto de software; e
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS - devem ser definidos como “atividades e/ou passos” que foram realizados para que o OBJETIVO GERAL tenha sido satisfeito.

Exemplo de narrativa: “O objetivo geral deste TCC foi de … TEXTO do OG... Portanto, os seguintes objetivos específicos se fizeram  necessários:

 TEXTO do OE1 …

 TEXTO do OE2 …

 TEXTO do OE3 …”

1.2. JUSTIFICATIVA

A justificativa deve apresentar porquê foi importante o desenvolvimento da pesquisa ou do produto de software, indicando os benefícios adquiridos após sua conclusão.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Esta seção deve apresentar o REFERENCIAL TEÓRICO, isto é o quadro de teorias e seus conceitos utilizados na pesquisa e necessários para compreensão problema a ser resolvido. Deve, no decorrer do texto, citar direta e indiretamente (verificar Norma ABNT) os trabalhos relacionados, ou seja, os estudos similares já desenvolvidos.

Esta seção deve apresentar

  • Referencial teórico - conceitos teóricos necessários para compreensão problema resolvido; e
  • Trabalhos relacionados - estudos similares já desenvolvidos.

Deve ser construída através de pesquisa bibliográfica exploratória em base de dados confiáveis, tais como:

  • Google Acadêmico (Scholar)[1]
  • Periódicos CAPES[2] 
  • Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações[3], com especial atenção às instituições com maior produção científica, tais como
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP;
  • Repositório Institucional da Unicamp;
  • Repositório Institucional da UFSC;
  • Repositório Institucional da UNESP;
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS.

3. METODOLOGIA

Esta seção apresenta a metodologia que será utilizada para realizar pesquisa científica ou construção de produto de software.

Caso seja Pesquisa científica, sugere-se que sejam verificadas as técnicas propostas pela Engenharia de Software Experimental. A metodologia proposta deve descrever os passos que serão utilizados, no desenvolvimento da pesquisa para resolver os objetivos específicos propostos em (1.1), detalhando os procedimentos e recursos como, por exemplo:

  • Instrumentos de coleta de dados (seja livros – fonte primária ou secundária – ou aplicação de questionário, entrevista, etc.).
  • Ferramentas,
  • Indicação da população e amostragem,

Além disto, indicar como os dados serão tabulados e analisados.

Exemplo de narrativa para metodologia científica, conforme esquema apresentado na Figura 1[b]:  “É de natureza aplicada onde o produto  final será ... Para satisfazer os objetivos será realizada pesquisa exploratória … Quanto aos procedimentos, deverão ser realizadas pesquisas bibliográfica  [... outras técnicas de pesquisa necessárias para satisfazer os objetivos específicos …]”.

Para seja Construção de Produto de Software, sugere-se que seja apresentada narrativa sobre o modelo de processo de desenvolvimento de software escolhido.

Um Quadro deve ser apresentado conforme o Quadro 1:

Quadro 1 -[c] Atividades para Construção de Projeto de Software

Atividade

Artefatos resultantes

Engenharia de Requisitos

estudo de viabilidade, escolha de Stakeholders, levantamento de requisitos funcionais e não-funcionais, planejamento de teste de aceitação

Elaboração do Projeto de Software

diagrama de caso de uso, diagrama de classes e modelo para banco de dados

Tecnologias a serem utilizadas e os requisitos de implantação

Fonte: o autor.[d]

3.1 CRONOGRAMA

O cronograma deve conter a sequência de atividades necessárias para desenvolver o TCC. Devem ser definidas atividades que resolvam os OBJETIVOS ESPECÍFICOS apresentados em 1. Segue abaixo uma sugestão para o cronograma:

ATIVIDADES

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Atividade 1

X

X

X

Atividade 2

X

X

X

Atividade 3

X

X

X

Atividade 4

X

X

X

X

X

X

Atividade 5

X

X

X

X

X

REFERÊNCIAS

Nesta seção devem ser apresentadas apenas as referência referenciadas nas seções anteriores. Devem estar em ordem alfabética e seguir a norma ABNT.[e] Atenção que a formatação do texto é com fonte Arial 10, e dos parágrafos deve ser com espaçamento simples e espaçamento 1 entre linhas. Segue abaixo alguns exemplos :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com