TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos, Despesas e Perdas

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 4

Custos, Despesas e Perdas.

Custos:

É um gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.

Exemplos: a matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou um investimento, e assim ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado.A energia elétrica utilizada na fabricação de um item qualquer é gasto na hora de sua utilização que passa imediatamente para custo, sem transmitir pela fase de investimento. A maquina provocou um gasto em sua entrada, tornado investimento  transformado em custo, à medida que é utilizada no processo de produção de utilidades.

Despesa:

É todo o consumo de bens ou serviços para obtenção de uma receita. Para se ter uma receita e necessário primeiro se ter uma despesa.De modo geral são os gastos ocorridos nas áreas administrativas, financeiras e nas áreas comerciais, ou seja, fora da fábrica, com o objetivo de gerar receitas ou manter a atividade geradora de receitas. A despesa na área administrativa são aquelas necessárias para administrar a empresa, como os honorários administrativos, salários em encargos sociais do pessoal administrativos, de maneira geral são os gastos no escritório visando à direção ou gestão da empresa. Despesa na área financeira são as remunerações aos capitais de terceiros, como juros pagos, comissão bancária descontos concedidos, estas despesas deverão ser compensadas com as receitas financeiras, ou seja, estas receitas serão deduzidas daquelas despesas. E as despesas comerciais abrangem desde a promoção de produto até a colocação junto ao consumidor. São as despesas com o pessoal de vendas, comissão sobre vendes, propaganda e publicidade

Perda:

São itens que vão diretamente à conta de Resultado, assim como as despesas, mas não representam sacrifícios normais ou derivados de forma voluntária das atividades destinadas à obtenção de receita, inúmeras perdas de pouco valor são, comumente consideradas dentro dos custos ou das despesas, sem sua separação; e isso é permitido devido à irrelevância do valor envolvido. No caso de montantes apreciáveis, esse tratamento não é correto.

A perda é algo não intencional e decorrente de fatores externos ou que não estejam dentro do planejamento da empresa. Sendo assim elas são difíceis de serem previstas e geralmente a perda vai reduzir o ativo e consequentemente o patrimônio líquido.

Mas, uma perda também pode ser considerada normal. Acontece quando uma empresa possui uma perda normal decorrente do processo de produção, esta é tratada como custo de produção, pois representa um gasto intencional e conhecido envolvido na fabricação. Como exemplo de perda normal pode-se citar os restos de madeiras em uma indústria de móveis, sobras de tecidos em uma empresa de roupas, restos de ferro em uma indústria de peças etc.

TERMOLOGIA DE CUSTOS

INVESTIMENTOS:

Bonfim 2011, diz que investimentos são gastos ativados com uma

expectativa de beneficio futuro.

É um gasto efetuado com serviços e bens em benefício futuro. Os

ativos são estocados na empresa e têm maior vida útil, sendo consumidos

ou vendidos em maior tempo. São gastos em direitos e bens registrados

diretamente no ativo da empresa, em função da amortização, consumo ou

desvalorização. Ex.: Máquinas, ações de empresas, aquisição de matéria

prima etc.

GASTOS:

Conforme Bonfim 2011, chamamos de gastos, os valores monetários de

todos os compromissos que a empresa assume, para o desempenho das suas

operações de produção d bens e serviços, para apoio dessas operações.

É o valor que a entidade arca para obter um serviço ou produto,

representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro,

bens). Ex.: Gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc. Podendo ser

definido como:

• Gastos de Investimento: É quando o serviço ou o bem é utilizado em

varias etapas no processo de produção.

• Gastos de consumo: É quando o bem ou serviço é utilizado no

momento exato da produção.

Alguns gastos de consumo podem se reverter em despesas ou custos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com