TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCREVER AS FUNÇÕES, ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DE UM GRUPO VOLUNTÁRIO DE BUSCA E SALVAMENTO

Por:   •  19/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 5

DESCREVER AS FUNÇÕES, ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DE UM GRUPO VOLUNTÁRIO DE BUSCA E SALVAMENTO

INTRODUÇÃO

A necessidade da criação de grupos de busca e salvamento em atividades na natureza está ligada diretamente com o aumento da prática das atividades esportivas de aventura. Historicamente, os primeiros grupos foram criados informalmente para auxiliar praticantes com problemas nas regiões de montanha, e como os primeiros a serem contatados, ou estarem diretamente envolvidos em emergências, eram os próprios montanhistas, estes se organizavam na tentativa de ajuda ao próximo, imbuída da solidariedade presente no montanhismo, na exploração de cavernas, no canionismo e no mergulho.

Com o aumento do número de adeptos, consequentemente aumentaram os acidentes e surgiu a necessidade da criação de grupos organizados que perceberam que para diminuir o número de acidentes precisavam atuar na prevenção, organizando a prática das atividades, identificando os riscos e informando aos praticantes os cuidados e as particularidades da região.

Dessa foram, surgiram os Grupos Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS). São grupos organizados e formados por voluntários que tem como principal objetivo responder às emergências que envolvam busca e salvamento, além de realizar trabalho preventivo em áreas que ofereçam atividades de Turismo de Aventura. Muitos destes grupos contribuem ativamente na preservação ambiental, mapeamento e manejo de trilhas, além de contribuir com a sinalização de áreas como parques nacionais e estaduais e unidades de conservação. O GVBS é composto por pessoas que acreditam que é possível contribuir de forma considerável pelo bem estar da sociedade. Entre 2004 e 2005, o Ministério do Turismo convidou consultores para desenvolver um manual para contribuir com a criação e manutenção dos GVBS. Este documento encontra-se disponível gratuitamente na internet (Ministério do Turismo, 2005). Considerando a importância dos temas sobre busca e salvamento para o crescente mercado de Turismo de Aventura, o objetivo deste documento será o de descrever as funções, atribuições e responsabilidades de um GVBS.

FUNÇÕES DE UM GVBS

O processo de seleção de voluntários é fundamental para o início das atividades de uma equipe de GVBS, especialmente as de busca e salvamento. Os voluntários que se apresentam para a realização desta atividade devem ter em mente, de maneira clara, sua responsabilidade e funções como parte de uma equipe especial que tem na sua atividade importantes tarefas a serem realizadas.

No entanto, ocorre frequentemente um erro de interpretação por parte dos membros destes serviços. Por terem um foco operativo, os membros que atuam na parte operativa tendem a relegar a segundo plano os membros de funções administrativas, que também são vistos como pessoas que estão fora do processo do grupo e que têm menor valor. Na verdade essas pessoas são as responsáveis pela manutenção da operação e são de fundamental importância na sua realização.

Imagine uma operação que dure horas, dias ou semanas. Os membros operativos têm necessidades individuais e coletivas que têm que ser solucionadas, tais como: alimentação, recarga de baterias, provimento de elementos logísticos, etc. Os membros do serviço de suporte a operação são responsáveis por isso.

A função fundamental do GVBS é promover a prevenção de acidentes e realizar a busca e salvamento de vítimas, com observância de limites legais diante da falta de conhecimentos técnicos específicos. O voluntario, ao agir, deve ter segurança para tal, e saber que seus atos vão ao encontro da melhora do estado do acidentado. Cada tarefa tem suas peculiaridades. As funções da GVBS são resumidos em tarefas administrativas e operativas. Não há grau de importância na realização delas. Todos têm igual importância na manutenção da equipe. Abaixo apresentamos algumas funções administrativas e operativas do GVBS, que podem destacar voluntários para cumprirem essas funções específicas. O mais indicado é que todos tenham ciência destas funções.

Funções administrativas: os voluntários ou integrantes do GVBS que compões funções administrativas são responsáveis pela manutenção das operações. Essas pessoas devem garantir todo o serviço de suporte as operações que estão em desenvolvimento como, alimentação, logística de equipamentos, organização de operações, entre outros.

Funções operativas: as pessoas incluídas nessa categoria, estão normalmente realizando suas funções em campo. Contudo, devem cumprir atividades educativa com a finalidade de educar para prevenir acidentes e, em casos específicos, atender e resgatar.

ATRIBUIÇÕES DE UM GVBS

As atribuições de um de GVBS, sob um ponto de vista geral, são destacadas a seguir:

• Desenvolver e adotar medidas de prevenção de acidentes.

• Responder prontamente aos acidentes e identificar de maneira rápida as vítimas e suas lesões.

• Sustentar e prolongar a vida das vítimas, por meio de medidas convenientes, no local do acidente, durante o transporte e quando seja possível.

• Diminuir a probabilidade de hospitalização prolongada e/ou incapacidade permanente mediante a aplicação oportuna e adequada dos primeiros socorros.

• Prover o transporte adequado e necessário no menor tempo possível para proporcionar a vítima atendimento médico adequado.

• Aplicar as técnicas de busca e salvamento de vítimas em locais de difícil acesso.

• Implementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com