TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Turismo e Hospitalidade Planejamento e Organização do turismo

Por:   •  9/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Escola de Turismo e Hospitalidade

Planejamento e Organização do turismo

Isadora Ferreira de Holanda – RA 21395294

APS

São Paulo, SP

ATIVIDADE 1

 - O primeiro destino escolhido foi Fernando de Noronha.

[pic 1]

(Curiosidade) : Situa-se o arquipélago de Fernando de Noronha no Atlântico Sul Equatorial, a 360km da costa brasileira e constitui-se de 21 ilhas, ilhotas e rochedos: a ilha principal tem o mesmo nome do arquipélago. É o único distrito estadual do Brasil pertencente, desde sua reintegração em 1988, ao estado de Pernambuco.

A maior ilha do arquipélago tem uma área de 17km2 e uma população de 2.605 moradores permanentes (IBGE, 2010), que correspondem aos habitantes com autorização concedida pela administração local para residirem na ilha. Há cerca de 1.100 moradores temporários cuja característica é a de estar a trabalho no arquipélago e ter vínculo empregatício com a administração local ou com alguma empresa privada. ‘

- Mapear os impactos positivos e negativos decorrentes da atividade turística:

Sendo assim podemos começar a destacar os pontos negativos e positivos que ocorrem no local, principalmente por ser uma localidade que depende 90% da atividade turística.

Começando pela parte dos moradores que a partir de um momento começaram a utilizar o método de hospedagem familiar, isto é, os moradores transformaram suas casas em também uma forma de ganhar dinheiro, cedendo o espaço para as pessoas ficarem de uma maneira mais economica, o que de fato é um ponto positivo para ambos lados. Porém existe um fator muito determinante na ilha que acaba limitando muitas coisas como a distância do continente, a cobrança de taxa de preservação ambiental, o alto preço das tarifas praticadas pelas companhias aéreas que servem à localidade e a infraestrutura limitada de serviços, trazendo muitas complicações tanto para turistas como para os moradores.

Podemos também enfatizar alguns dos grandes problemas que é a poluição generalizada, isto inclui o aumento do volume de esgoto nao tratado, crescimento de resíduos sólidos, sobrecarga dos sistemas de abastecimento de água, energia e trasporte público e também um aumento na ocupação do solo e do número de veículos e embarcações. E também a ilha introduziu inúmeras espécies exóticas, levando a diminuição da fauna e da flora.

- Proponha uma ação de solução ou minimização para um dos impactos negativos de cada área. (fisíco/ambiental, sociocultural e econômico) :

1: Começando então pela parte física ambiental, um dos fatores mais preocupantes da ilha é o excesso de lixo, que apesar dos controles típicos de uma área de proteção ambiental, Noronha ainda tem problemas para enfrentar o tratamento do lixo, assim como acontece em outros lugares do Brasil. E não é apenas o lixo produzido em Noronha que preocupa. O que é jogado no mar chega pelas correntes marítimas e ameaça uma das piscinas naturais mais famosas do lugar, o Atalaia.

Uma das maneiras para fazer esse problema dimiuir seria também diminuir a entrada de tantos turistas, botando avisos por toda parte alertando sobre, ou também um maior investimento na parte sanitária da ilha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (347.8 Kb)   docx (484.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com