TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado e Espaço Público em Pelotas

Por:   •  25/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.689 Palavras (35 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO

CURSO DE TURISMO

[pic 1]

Trabalho Final da Disciplina de Estado e Espaço Público no Brasil

Espaço Público em Pelotas:

Conceitos, Críticas, Análises acerca da sua utilização!

Manoel Duarte & Patrick Martins

Orientadora Professora Alice Lopes

Pelotas, 2014

RESUMO

O objetivo deste trabalho é mostrar a utilização de um espaço público em Pelotas, com dados numéricos, tabelas, iniciando com as definições sobre o que é de um modo geral e depois passando a análise mais particular e mostrando, ainda, como o espaço público pode ser mal utilizado. Resolvemos abordar a questão específica sobre as ciclovias na cidade, visto que a utilização das mesmas traz muitos benefícios à sociedade no que tange a menos poluição e mais qualidade de vida.

Palavras-chave: Estado, Espaço Público, Pelotas, Ciclovia.

ÍNDICE

1. Introdução

2. Estado e Espaço Público, Definições, Conceitos

3. Configuração e Tipologias

4. O Abuso do Espaço Público

5. Espaço Partilhado ou Espaço Compartilhado

6. Mobilidade e Acessibilidade no Espaço Público

7. Ciclovia, Ciclofaixa, Ciclorrota

8. Um Espaço Público na cidade de Pelotas – Ciclovias - Matérias I

9. Um Espaço Público na cidade de Pelotas – Ciclovias - Matérias II

10. A Utilização de ciclovias e de outros Espaços Públicos em Pelotas

11. Dados sobre ciclovias, Crítica

12. Conclusão

13. Bibliografia

1. INTRODUÇÃO

Vamos começar este trabalho falando a respeito das definições de Espaço Público, veremos o caso das ciclovias em Pelotas, abordaremos sobre como o espaço pode ser mal utilizado, e também como outros espaços públicos na cidade têm sido utilizado. A questão principal será as ciclovias da cidade de Pelotas, este é um tema bastante recente, mas de grande relevância, pelo que já foi citado no resumo, menos poluição, mais qualidade de vida.

2. ESTADO E ESPAÇO PÚBLICO, DEFINIÇÕES, CONCEITOS

O que é o Espaço Público?

O espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse de todos. Entendendo-se a cidade como o local de encontros e relações, o espaço público apresenta, em seu ambiente, papel determinante. É nele que se desenvolvem atividades coletivas, com convívio e trocas entre os grupos diversos que compõem a heterogênea sociedade urbana. A existência do espaço público, portanto, está relacionada diretamente com a formação de uma cultura agregadora e compartilhada entre os cidadãos.

A rua é considerada o espaço público por excelência. Sendo o elemento articulador das localidades e da mobilidade, pode ser considerada a formadora da estrutura urbana e de sua representação. Também é o local principal em que se forma a imagem da cidade, já que é por ela que os habitantes transitam e têm a oportunidade de observá-la e entendê-la.

Alamedas, praças e parques tem ainda a função de prover, aos espaços urbanizados e edificados, áreas verdes e de lazer.

Histórico

A ideia de que as cidades possuem uma esfera pública, pertencente e usada pela coletividade e uma esfera privada, cuja posse e manutenção respondem aos interesses de um ou mais indivíduos específicos, é bastante antiga, mas veio a se definir plenamente com a urbanística grega durante a Antiguidade Clássica. Para os gregos, a ágora era o espaço que inserido na pólis, representava o espírito público desejado pela coletividade da população e onde se exercia a cidadania.

Ágora - Normalmente era um espaço livre com edificações, onde os cidadãos costumavam ir, configuradas pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço público, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência, da cultura e política da vida social dos gregos.

Pólis - era o modelo das antigas cidades gregas, do período arcaico ao período clássico, vindo a perder importância durante o domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinônimo de cidade-Estado. As poleis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mosstraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal político".

Cidadania - A definição clara do limite entre os espaços públicos e privados, porém, perdeu-se em vários momentos ao longo da história. As cidades europeias medievais construíram-se através de uma constante apropriação da terra pública e da definição desordenada de ruas, normalmente estreitas e insalubres. Tal situação repetiu-se, grosso modo, até o advento do urbanismo sanitarista no século XIX, através das intervenções de Georges-Eugène Haussmann em Paris e de Ildefons Cerdà em Barcelona. Ainda que baseados em um discurso muito mais estatizador que público, estas intervenções colocaram o desenho das áreas públicas - grandes avenidas, especialmente - como prioritárias na definição da paisagem urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.8 Kb)   pdf (832.9 Kb)   docx (616.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com