TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da Educação - Praticas Elementares de Ensino

Por:   •  19/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  5.381 Palavras (22 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 22

EDUCAÇAO A DISTÂNCIA

WELLINGTON FILIPE SANTOS DA CONCEIÇAO

202002168668 EAD RESENDE – RJ

PRÁTICAS ELEMENTARES DE ENSINO

FILOSOFIA DA EDUCAÇAO

RESENDE RJ 02-05-2020

A Final, oque e educação? Como ela foi fundamentada? Quais metodologia de ensinos?!

A Educação é o ato de educar, instruir, é polidez, disciplinamento. Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para outra. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experienciadas, vividas por um individuo ao longo de sua vida. A educação e um conjunto de ações, influências exercidas voluntariamente ao ser humano a outro. A educação pretende alcançar um determinado proposito no individuo, para que possa desempenhar alguma função no contexto social.

Na Grécia antiga o conhecimento era fundamentado através da religião e o mito, através deles os gregos tinham as respostas fundamentais para grandes questões da existência.

Com o surgimento da filosofia no Séc VII a.C alguns sábios propuseram uma outra forma de pensar o mundo, passando a utilizar pensamentos racionais, através da logica proporcionando inúmeras ideias para serem ensinadas, fundamentadas para sucessores ao decorrer da história da Humanidade, até o mundo contemporâneo por meio do conhecimento e educação.

A metodologia de ensino varia de instituição a outra, algumas mais robustas que as demais, porém com o mesmo intuito de melhor absorção de conteúdos e ensinamentos, ensinado pelo docente, que tem sua própria metodologia implantada na sala de aula.

Vejamos a seguir, relatos de uma profissional da área de educação (DEVIDO AO CAOS QUE ESTAMOS PASSANDO NO MOMENTO, ESSA ENTREVISTA FOI FEITA VIA CORRESPONDENCIA).

Sonia Maria Nogueira

Faculdade de Ciências e Letras de Barra Mansa

Pedagogia _ Orientação Educacional

Pós Graduação _ Ensino de Terceiro Grau

Pós Graduação _ Ciência Tecnológica na Educação

Professora de Filosofia _ Colégio Estadual Olavo Bilac-Resende-RJ

.......................................................................

1° Na sua visão qual a importância da educação na sociedade?

O Homem sempre teve a necessidade de se comunicar escrevendo, as primeiras grafias foram as rupestres, indicando a sua vivência e assim também nascem as Belas Artes; a versão mais antiga que temos, da palavra escrita, surgiu na Fenícia (atual Líbano), entre os anos 1400 e 1000 a.C.; inspirado nos hieróglifos, a escrita egípcia em que as idéias eram representadas por desenhos mas que, possivelmente, usava também sinais para sílabas, os fenícios, dispensando os ícones hieroglíficos, preservando os símbolos apenas para os sons, em seguida os gregos, cujo alfabeto empregava sinais parecidos na mesma ordem; e no século VIII a.C., esse sistema foi assimilado e ligeiramente modificado pelos etruscos, povo que vivia no norte da Itália – e emprestado pelos vizinhos romanos, que praticamente definiram as letras como são usadas hoje.

Daí, para sempre, aconteceu a necessidade de se educar, enquanto a Europa se preocupava com numerais romanos, os mulçumanos já usavam o sistema indiano que ia do 0 ao 9, para rezar tinham que conhecer a Geografia (rezam em direção à Meca a partir de qualquer ponto do globo; conhecer as estradas de areia para Bagdá até o norte da África, se dirigir na direção da Índia, tinham que expandir sua estrutura de rotas ) e estudavam a Astronomia; ”tudo era uma questão religiosa _ estude Anatomia que sua fé vai aumentar na onipotência de Alá todo-poderoso” _ Averróis.

Os meninos desde novos iam para as madrassas (escolas), seus tutores particulares, em casa, começavam com a Alfabetização, Corão, depois: Teologia, Matemática, Álgebra e Aritmética que são a base da Geometria Moderna Trigonometria _ tudo delineada pelo Islã _ (e que inferniza nossos meninos até hoje)!!!

Lado a lado, a Europa e o Islã andavam, mas enquanto na Europa se pensava que os olhos projetavam luz sobre os objetos, os cirurgiões islâmicos já realizavam cirurgia de correção de miopia.

O Islã, investiu pesado em Educação porque “dependiam muito da Ciência para realizar seus rituais” _ David King.

A Europa toma a dianteira no século 16 _ Renascimento _ que foi muito influenciado pelos mulçumanos “O encontro intelectual entre a Arábia e a Grécia Antiga”.

Mas, vem a Revolução Industrial do século 18, tecnológica e cientificamente o Velho Continente já estava muito mais adiantado que os mulçumanos (acredito que a religião tenha estabelecido limites para a ciência) mas sua redução de alcance militar também diminuiu, não existia mais a Casa da Sabedoria (Hulagu neto de Gengis Khan saqueou e incendiou a cidade em 1258) e assim os mecenas, capazes de investir fortunas em centros acadêmicos, não arriscaram mais em Educação, porém, existem em bibliotecas do norte da África e do Oriente Médio, milhares de manuscrito e artigos esperando para serem lidos.

O Papel da Mulher _ na Idade Média _ era visto como ‘biblico’ _ Paulo _ 1 Coríntios 11:3 “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo”

_ com o papa Inocêncio 3º em 1210 _ “Não obstante o quanto a mais abençoada Virgem Maria esteja acima, e é a mais ilustre que todos os apóstolos juntos, não foi à ela, mas a eles, que o Senhor confiou as chaves do Reino dos Céus” _ Santidade sim, autoridade, nunca.

_ Santo Agostinho _ “Não será por que ele (Adão) não podia acreditar (na Serpente)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com