TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS I AD2

Por:   •  13/10/2019  •  Resenha  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

 

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca 

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo 

 

GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS I 

 

Prof. Coordenador(a): Dra. Bianca Tempone 

Data: 01/10/2017 

Tutoria à Distância: Carlos Henrique Da Silva Junior 

Polo:  

Aluno (a):  

Período: 2º 

Mat.:  

 

Avaliação à Distância – 2 (AD2) 

 

Observações importantes: Essa avaliação contém uma questão única, que valerá até 10 (dez) pontos. 

  

  1. Questão Única: Faça a leitura atenta das orientações abaixo, para a realização da resenha crítica. Você deverá escolher uma das aulas que foram estudadas, que estão na plataforma (aulas 11,12,13,14 ou 15),  para elaborar a resenha crítica. 

 

Formatação: A resenha crítica, deverá ser desenvolvida em no máximo três páginas. O número mínimo de páginas são duas. Deverá ser utilizado o espaçamento 1,5, a fonte é Times New Roman ou Arial e o tamanho da fonte é 12. O texto deverá estar no modo justificado. 

 

Desenvolvimento – A resenha crítica, deverá conter os seguintes itens: palavras chaves do texto (máximo quatro),  resumo sobre o texto/assunto, análise crítica individual sobre o texto, paralelo com a realidade e recomendação com justificativa da obra, para um determinado público. 

 

Boa avaliação ! 

 

 

 

 

 

RESENHA CRÍTICA 

 

Resumo: 

A aula quinze escolhida para essa resenha nos traz a percepção de que a satisfação do cliente é o indicador do sucesso de um empreendimento hoteleiro. O nível de satisfação é o termômetro que indica esse sucesso. 

Foi possível perceber que a qualidade do serviço oferecido pelo empreendimento, nem sempre está de acordo com as expectativas que o cliente tem ao se hospedar. Essa falta de sintonia entre o que se oferece e o que se espera encontrar, pode comprometer a satisfação e também a visibilidade do empreendimento. Encontrar o equilíbrio entre a qualidade oferecida e a satisfação do cliente, é o que garante o sucesso do empreendimento. 

 

 

Palavras chaves: Qualidade; Satisfação; Cliente; Serviço; 

 

 

Através da leitura da aula quinze, foi possível observar que a satisfação não está ligada somente ao cliente. A estrutura organizacional de um empreendimento envolve um número grande de pessoas que interagem direta ou indiretamente com cliente, desde o check in até o momento do check out, durante os momentos da verdade. 

Essas pessoas são as responsáveis por acolher, cuidar e servir ao hóspede durante todo o período da hospedagem, através do seu conhecimento e procedimentos técnicos, com ética, proporcionando a satisfação com o atendimento, e atingindo assim os níveis de excelência esperados.  

Ter uma equipe motivada e preparada, assegura que o atendimento estará dentro dos padrões estabelecidos. Para manter os níveis de excelência é preciso ter qualidade.  

Para atingir e superar a satisfação do cliente, é necessário que todos os colaboradores estejam focados no mesmo objetivo. Capacitação e inovação tem sido as palavras chave nesse sentido. 

No Rio de Janeiro por exemplo existem diversos empreendimentos hoteleiros que competem arduamente para manter-se com os níveis de satisfação elevados, atraindo cada vez mais hóspedes.  

As opções são muitas, mas o cliente procura o diferencial, o que nem sempre é o preço.  

Com a realização da Copa em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, o boom1 no setor hoteleiro do RJ trouxe novas opções, mas também movimentou o setor que até então se considerava mais conservador, fazendo com que revissem seus padrões. 

As inovações vão desde os métodos de atendimento, até decoração, cardápio, equipe e até mesmo a música no ambiente do check in.  

Inovar é importante, mas manter-se entre os melhores é fundamental. 

Como exemplo, posso citar um hotel da Rede Accor2, a unidade Mercure Mourisco a qual utilizo para hospedar os colaboradores da empresa em que trabalho e que residem fora do RJ. O levantamento realizado referente ao primeiro semestre, aponta para um aumento de 25% em seu faturamento. O Gerente que assumiu a unidade em Janeiro fez pequenas mudanças e ofereceu ao cliente algumas opções que até então não faziam parte do escopo de atendimento do hotel. Como melhoria na estrutura (Hardware3), o gerente contratou uma empresa especializada em lavagem de estofados e lavou todos os sofás, cadeiras e poltronas dos quartos e também das áreas comuns, como as cadeiras do restaurante. Modificou o layout das bancadas do restaurante, aumentando a variedade de frutas e pães no café da manhã, e nos meses de maio a agosto ofereceu durante os check ins noturnos e durante a semana (alvo público corporativo), serviço de quarto e como cortesia 2 opções de sopa (inovou no Software4).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (148.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com