TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOSPITALIDE AMBIENTE E GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  12/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Paulista - UNIP

DP-NP1

                                             HOSPITALIDADE, AMBIENTE E GLOBALIZAÇÃO

Tayna de Souza Ribeiro dos Santos- RA: B769BE-0

2016

SÃO PAULO

                                             HOSPITALIDADE, AMBIENTE E GLOBALIZAÇÃO

1) Globalização muda a natureza do turismo internacional, pois traz a prosperidade em nações emergentes, aumenta a divisão do trabalho internacional e potencializa a informação via web. “O turismo já é o mais importante setor da economia mundial no total de bens e serviços de exportação.” (BENI, Mário Carlos. Globalização e Turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. São Paulo: Aleph, 2003. p. 33).

Vivemos em um momento em transição, boa parte das transformações pelas quais o turismo passa é atribuído à globalização.

 

Analise as afirmativas a seguir:

 

I. A globalização ampliou o mercado turístico mundial, promovendo o crescimento de novos destinos.

II. A acessibilidade às informações disponíveis na web reduz o fluxo de turistas, pois os usuários podem conhecer destinos sem ao menos sair de casa.

III. O turismo, que antes parecia ater-se a alguns destinos consolidados, hoje é visto como meio que pode permitir a integração das nações mais pobres à economia mundial.

IV. Uma das características marcantes da globalização no turismo é a “turistificação” do mundo, ou seja, a conversão de grande parte das localidades em destino turístico.

V. O turismo contemporâneo caracteriza-se pelo deslocamento dos moradores de grandes cidades para ambientes não urbanos.

Assinale a única alternativa correta:

A- () É verdadeiro o que se afirma em I, mas é falso o que se afirma em III.

B- (x) É verdadeiro o que se afirma em I, mas é falso o que se afirma em II.

C- ()  verdadeiro o que se afirma em II, mas é falso o que se afirma em IV.

D- () É verdadeiro o que se afirma em III, mas é falso o que se afirma em V.

E- () É verdadeiro o que se afirma IV, mas é falso o que se afirma I.

Justificativa:

A alternativa B está correta, pois, a globalização abriu portas ao turismo de massa, intensificou as telecomunicações e criou modos mais eficientes de transporte, já a II eu concordo está errada, pois, a web tour ou até mesmo as informações fazem com que as pessoas conheçam lugares e despertam nelas a vontade de estar no local visitado.

2) Sabemos que, com os atentados, certos segmentos da atividade turística ficaram mais suscetíveis do que outros, como por exemplo, o transporte aéreo. Ainda, em relação aos atentados ocorridos no dia 11 de setembro de 2001, podemos dizer que eles aceleraram o deslocamento de tendências da demanda que já estavam em curso, assinale a alternativa correta.

 

Leia com atenção as afirmativas abaixo:

 

I.  É possível afirmar que houve perda de confiança do consumidor e do viajante e consequente alto nível de desemprego;

      II. Verificou-se menos tráfego aéreo de pessoas e consequentemente baixas ocupações hoteleiras; além do incremento nas medidas de segurança que ocasionaram maiores custos de segurança a serem repassados aos viajantes;

III. Observaram-se crescentes promoções e forte concorrência de preços para atrair turistas

 

Assinale a única alternativa correta:

  1. () Apenas a afirmativa I está correta.
  2. () Apenas a afirmativa III está correta.
  3.  () As afirmativas I e II estão corretas.
  4. () As afirmativas I e III estão corretas.
  5. (X) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Justificativa:

As três alternativas estão corretas, a primeira informação menciona a minimização de viagens devido o desemprego, causando então como diz na afirmação II baixas ocupações hoteleiras e os investimentos em segurança para trazer conforto e confiança para aqueles que ali frequentavam.

Na III afirmação cita a estratégia das agências, operadoras, companhias aéreas para atrair seu público e causando assim à concorrência entre elas.

3) A demanda por transporte aéreo doméstico no Brasil aumentou 17,65% no ano de 2009, o melhor crescimento percentual desde 2005, segundo os Dados Comparativos Avançados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O crescimento no mês de dezembro foi de 37,70%,[1] confirmando o desempenho expressivo do mercado brasileiro em todo o segundo semestre. Já a participação de mercado entre as empresas no setor aéreo brasileiro mostra a redução da concentração: em dezembro, as companhias de menor porte, como Webjet, Azul, OceanAir e Trip, responderam por quase 15% do mercado, ante 85% da TAM e Gol/Varig. Em todo o ano de 2009, as duas maiores companhias do setor acumularam 86,4% do mercado doméstico. Tendo como referencial as tendências para o Transporte Aéreo pode-se afirmar que:

Leia com atenção as afirmativas abaixo:

I. Houve uma mudança na gestão de custos e eficiência nas empresas e corporações, fazendo emergir um novo padrão de consumo dos clientes corporativos;

II. Observou-se uma disseminação e incorporação de novas tecnologias ao dia-a-dia das empresas com acelerado uso da teleconferência e videoconferência;

III. Verificou-se uma mudança de hábitos, novas facilidades via comércio eletrônico, portais de serviços de viagem, e - ticket e facilidades de organizar, comprar e viajar para os turistas.  O bilhete eletrônico (e-ticket) é um dos elementos-chave para a aplicação do comércio eletrônico no transporte aéreo comercial.

 

Assinale a única alternativa correta:

  1. (X) As afirmativas I, II e III estão corretas.
  2. () Apenas a afirmativa III está correta.
  3. () As afirmativas  I e II estão corretas.
  4. () As afirmativas I e III estão corretas.
  5. () Apenas a afirmativa I está correta.

Justificativa:

Devido às oscilações do mercado, junto com as mudanças que trazem grandes desafios e riscos de desaparecimento das companhias aéreas tradicionais, bem como enormes oportunidades, lucro e crescimento acelerado para as novas empresas aéreas e novos modelos de negócios. Foram então selecionados alguns vetores dessa alteração, onde podemos considerar as alternativas corretas I, II e III.

4) A hospitalidade é fundamentalmente o ato de acolher e prestar serviços a alguém que por qualquer motivo esteja fora de seu local de domicilio. Ela estabelece uma relação especializada entre dois protagonistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com