TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Síria

Por:   •  12/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

História da Síria

  • Onde fica localizada?

A Síria, ou República Árabe da Síria, encontra-se especificamente no Sudoeste da Ásia, no Oriente Médio. Faz fronteira com a Turquia, Iraque, Líbano, Jordânia e Israel. Sua capital é Damasco.

  • A História

Habitado por povos semitas desde a Antiguidade, o território da Síria é, no decorrer da história, dividido entre os impérios Persa, Macedônio e Romano.

Após a Primeira Guerra Mundial, a França dominou o país, e assim foi até o ano 1946, quando a Síria conquista a sua independência.

A Síria é marcada por diversos Golpes em sua política, como: a deposição do primeiro governo sírio com um golpe militar, em 1949; o reestabelecimento do regime constitucional em 1954; um golpe em 1961 que separa a fusão da Síria e Egito na República Árabe Unida, após a sua aprovação por meio de plebiscito; um golpe em 1963 que coloca Baath no poder, apesar de hoje em dia a liderança do país ser compartilhada pelo Presidente – Bashar al-Assad, filho do antigo líder, Hafez al-Assad, que governou entre 1970 e 2000, quando morreu – e uma comunidade pequena de políticos e militares despóticos.

  • A Guerra dos Seis Dias

Em 1967, israelitas aniquilaram uma grande parte das terras da Síria, e também conquistaram os Montes Golã. Desde então, formou-se entre sírios uma aversão pela população de Israel. Assim, muitos palestinos exilados de Israel residem na Síria. Também é natural o apoio sírio para com o Líbano (igualmente perseguido pelos israelitas).

  • O conflito atual

Manifestações a favor da democracia começaram em março de 2011 em Deera, depois da prisão e tortura de adolescentes que pintaram mensagens contra o governo no muro de uma escola. Além das forças de segurança atacarem e matarem dezenas de manifestantes, outras forças tomaram as ruas da cidade.

Após esse episódio, protestos espalharam-se por todo o país, pedindo a renúncia de Assad. Em resposta da violência usada pelo governo para reprimir a oposição, a determinação de protestantes apenas aumentou, tornando-se um conjunto de centenas de milhares de pessoas protestando por todo o país contra o regime em julho do mesmo ano, recorrendo às armas para se defender e, depois, expulsar as forças de segurança do governo de áreas locais.

Conforme a violência foi aumentando, o país se encontrou em uma guerra civil. Grupos de rebeldes foram feitos para enfrentar o governo na luta pelo controle de cidades.

O Conflito se tornou mais do que uma guerra entre apoiadores e opositores do governo Assad: tornou-se uma guerra de sistemas sectários, opondo a maioria sunita contra a minoria xiita alauíta do presidente, envolvendo os países vizinhos e as grandes potências do ocidente. O conflito tomou uma dimensão maior quando jihadistas – inclusive o Estado Islâmico (grupo extremista que cresceu a partir da Al-Qaeda no Iraque) – ascendeu.

Desde o início da guerra, mais de 3 milhões de pessoas deixaram a Síria, em sua maioria mulheres e crianças, tendo como resultado um dos maiores êxodos de refugiados na história contemporânea.

    Estima-se que outras 6.5 milhões de pessoas – sendo metade crianças – tenham      sido internamente deslocadas no país, levando o total a mais de 9.5 milhões de        desalojados – metade da população do país. Cerca de 10,8 milhões de pessoas       precisam de ajuda humanitária dentro da Síria, e 4,6 milhões vivem em áreas           cercadas ou de difícil acesso.

Fontes:

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141112_siria_explainer_hb

https://www.infoescola.com/oriente-medio/siria/

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/siria-historia-politica-e-economia-resumo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com