TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infraestrutura do Parque das Torres

Por:   •  6/4/2016  •  Artigo  •  3.354 Palavras (14 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 14

INFRAESTRUTURA EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO:

PARQUE DAS TORRES

SANTOS, Lucimara da Rosa

RESUMO: Campo Mourão é um município com cerca de 87,287 habitantes (IBGE, 2010), que conta com algumas Unidades de Conservação e o Parque das Torres, com uma área de 173.280,57m2. O objetivo deste estudo é identificar a relação entre a proposta inicial contida no projeto do parque e suas condições atuais, contemplando questões como os motivos dos baixos investimentos e quais os equipamentos e serviços necessários para o uso público. Será aplicado um questionário para a comunidade do entorno, onde houve desapropriação de terrenos para a implantação do parque. A principal base teórica será o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, e o Instituto de Ecoturismo do Brasil (IEB).

ABSTRACT: Campo Mourão is a city with approximately 87,287 inhabitants (IBGE 2010), which has some Protected Areas and Parque das Torres, with an area of 173.280.57m². The aim of this study is to identify the relation between the initial propose contained in the project for the park and its current conditions, observing questions such the reasons of low investments, which equipment and needed services for public use.  A questionnaire will be applied for the community of the surroundings where some grounds were desappropriated for the building of the park. The main theoretical basis is Sistema Nacional de Unidade de Conservação – SNUC end Instituto de Ecoturismo do Brasil (IEB).

PALAVRAS CHAVE: Infraestrutura, Unidade de Conservação, Comunidade.

Keywords: Infrastruscture, Protected Areas, Community.

Introdução

Campo Mourão é um município com cerca 87 mil habitantes (IBGE,2010), a economia local gira em torno da agroindústria, tendo como sede a COAMO uma das maiores agroindústrias do Mercosul. A excelente localização do município na região centro ocidental paranaense, coloca-o nas rotas de integração para os principais centros urbanos do país e do Mercosul.

Enquanto aos aspectos de lazer Campo Mourão conta com eventos gastronômicos, eventos religiosos, eventos culturais, praça centrais e unidades de conservação (UC). Algumas unidades se destacam pelo número de visitantes que recebem o Parque Joaquim Theodoro de Oliveira, mais conhecido como Parque do Lago e o Parque Estadual Lago Azul - PELA. O Parque do Lago é considerado um dos cartões postais da cidade, hoje recebe o maior número de visitantes pela sua localização central e infraestrutura que dispõe de pista para caminhada, bosque, ponte acústica onde são realizadas apresentações culturais, quadra de esportes, academia para terceira idade e o lago. O PELA, por sua vez, localiza-se junto à Usina Mourão I, é o maior espaço de lazer da cidade, com um lago de 70 milhões de metros cúbicos de água, aberto à prática de esportes náuticos, trilhas, bosque, em seu complexo também está inserido o Centro de Educação Ambiental aberto a toda região.

Porém, nem todos as UC’s da cidade dispõem de infraestrutura e atrativos que possam atrair um grande público. Um exemplo disso é o Parque Municipal das Torres, localizado entre os jardim Alvorada e Cidade Nova, o Parque das Torres recebe este nome devido as torres de alta tensão que passa ao lado do local dividindo duas ruas.

Com a maior parte das obras inacabadas entrou em degradação devido à falta de manutenção e término da infraestrutura básica, não alcançando os objetivos exposto no projeto de implantação do mesmo.

INFRAESTRUTURA NO PARQUE DAS TORRES

Objeto deste estudo onde será observado o projeto inicial do Parque para identificar a relação entre a proposta inicial e a condição atual do Parque e refletir sobre os motivos dos baixos investimentos, quais os equipamentos e serviços necessários para o uso público, verificar o projeto inicial para o Parque e identificar a relação entre a proposta inicial e a condição atual.

Será aplicado um questionário para a comunidade do entorno, onde houve desapropriação de terrenos para a implantação do Parque. Serão questionados sobre o ressarcimento de valores, onde houve a desapropriação dos terrenos que fazem fundo com o parque, se foram comunicados que haveria a implantação de um parque nas imediações, também a opinião sobre a criação do parque, se houve benefícios, quais os transtornos com as obras que ficaram pela metade e quais as expectativas em relação ao Parque.

O projeto gerou expectativas entre os moradores, por abranger uma área de transição entre dois bairros. Com o surgimento e possibilidade de se criar um Parque nessa área a comunidade que utiliza este caminho para se deslocar até o centro, acreditava que haveria melhorias na infraestrutura, que normalmente é tomada pelo mato, falta de iluminação pública, falta acostamento, bem como local adequado aos ciclistas transitarem.

Mas, uma área planejada para educação ambiental, lazer e encontro da comunidade tornou-se um ponto de acúmulos de lixo, sem muita utilidade, pois as obras realizadas no local não foram concluídas e o objetivo inicial não foi assumido pela nova gestão pública paralisando o andamento das obras.

Desde então sua estrutura inacabada entrou em degradação. Com a falta de manutenção, a pista de caminhada vem sendo consumida pelo mato, e o lago está assoreando e formando um novo ecossistema no seu interior e a pouca infraestrutura que havia sido instalada, como as lixeiras e iluminação estão sendo quebradas por vândalos que fazem uso do Parque como ponto de uso de entorpecentes.

Para que os objetivos proposto e os programas estabelecidos no plano sejam cumpridos, faz-se necessário uma análise do projeto inicial com o empenho da comunidade, a cooperação das organizações governamentais e não-governamentais a fim de consolidar efetivamente o Parque como uma unidade de conservação, pois somente com o envolvimento participativo de todos, há desenvolvimento de uma sociedade.

A discussão realizada nesta pesquisa está baseada na utilização do método dedutivo, que segundo Lakatos; Marconi (2005, p.51) todo argumento dedutivo, reformula ou enuncia de modo explícito a informação já contida nas premissas. Portanto partindo de fatos e acontecimentos tais como: infraestrutura, desinteresse do poder público, má conservação das áreas naturais.

A discussão realizada nesta pesquisa está baseada na utilização dos métodos monográfico e histórico. O monográfico, segundo Lakatos; Marconi (2005 p.51) por examinar os vários aspectos problemáticos causados ao meio ambiente e a sociedade, avaliando quais os reais objetivos da implantação do projeto. E historicamente será avaliado o projeto inicial do Parque das Torres que se encontra com os órgãos responsáveis, para verificar quais eram as propostas de implantação e os benefícios que traria para a comunidade, bem como as reais causas que levou ao abandono das obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (530.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com