TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Produtiva Agroecológica: tecnologia social em sistema agroflorestal com cacaueiros e pirarucu (Arapaima gigas)

Por:   •  18/7/2017  •  Ensaio  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 7

Integração Produtiva Agroecológica: tecnologia social em sistema agroflorestal com cacaueiros e pirarucu (Arapaima gigas)

Integration Productive Agroecology: social technology in agroforestry system with cacao and arapaima (Arapaima gigas)

LIMA, Tânia Olinda1; FREITAS, Clodoaldo de Oliveira2; LEITE, Eliane Silva3; OLIVEIRA, Bruna Érica4; ALMEIDA, Antônio Deusemínio5.

1Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, RO, tania.engpesca@gmail.com; 2Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, RO, clodoaldo@unir.br; 3 Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, RO, eleite2308@unir.br;4 Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, RO, bruna_ericadeoliveira@hotmail.com; 5A Fazendinha, Ouro Preto do Oeste, RO, deuseminio@hotmail.com.

Resumo: A produção agroecológica é o maior anseio da população mundial, todavia muitas experiências voltadas para a produção sustentável ainda são desconhecidas pela grande maioria da população, por isso o trabalho busca mostrar que é possível desenvolver um projeto que integra diversas culturas em um pequeno espaço de terra. A propriedade utiliza como irrigação os excrementos do cultivo de pirarucu, ricos em nutrientes para potencializar a cultura do cacau, prática “batizada” pelos agricultores de PIRACAU. Esta experiência tem despertado em outros agricultores da região a vontade de produzir vida, preconizando o equilíbrio ambiental, social e econômico, de modo que é uma atividade que tem gerado renda, além de ensino e pesquisa, pois é frequentado por diversos atores sociais, como alunos das Escolas Famílias – EFAs, agricultores, pesquisadores e o governo do Estado.

Palavras-chave: Rondônia, piracau, sustentabilidade, geração de renda, diversidade, produção de vida.

Abstract: The agro-ecological production is the greatest aspiration of the world's population, but many experiments aimed at sustainable production are still unknown by the vast majority of the population, so work seeks to show that it is possible to develop a project that integrates different cultures in a small land space. The property uses such as irrigation droppings of arapaima cultivation, rich in nutrients to enhance the cocoa cultivation, practice "baptized" by farmers PIRACAU. This experience has attracted other farmers in the region will produce life, advocating the environmental, social and economic, so it is an activity that has generated income, in addition to teaching and research, it is frequented by various social actors, as students of Schools Families - EFAs, farmers, researchers and the state government.

Keywords: Rondônia, piracau, sustainability, income generation, diversity, production life.

Contexto

O presente trabalho foi desenvolvido numa propriedade particular, no município de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, sendo esta experiência iniciada no mês de maio de 2012 com o intuito de: fazer do local uma referência em cacau agroecológico e integrado; servir de estudos e pesquisas para jovens das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia – EFAs; apresentar indicadores de sustentabilidade que poderão nortear possíveis linhas de crédito; apresentar ao conjunto da Agricultura Rondoniense uma oportunidade de sustentabilidade ao alcance de todos, em pequenas áreas com baixo impacto; e servir de modelo para recomposição de Áreas de Preservação Permanentes – APPs, principalmente para reativação de nascentes, considerando a eficiência do arranjo, bem como a inexistência de produtos agroquímicos.

Descrição da Experiência

  1. O arranjo produtivo foi implantado em uma área de 0,5 hectare (5.000 m²) esta área foi desmatada no ano de 1971, inicialmente foi implantado uma lavoura cacaueira e no ano de 1989 a mesma foi totalmente dizimada e transformada em pastagens.
  2. No ano de 2006 a pastagem cedeu espaço para um plantio de cana de açúcar (Saccharum officinarum), permanecendo até o ano de 2013 neste período com a terra já bastante degradada foi introduzido a leguminosa puerária (Pueraria phaseoloides), objetivando a sua recuperação, já no mês de janeiro do ano de 2014 a área foi gradeada, com a incorporação da biomassa e em seguida realizado o sulcamento profundo para o plantio. A propriedade é conhecida como "A Fazendinha" e está localizada na rodovia BR 364, no km 361, município de Ouro Preto do Oeste, Estado de Rondônia, figura 1.

                    [pic 2]

Figura 1. Localização aérea da propriedade “A Fazendinha”.

  1. Neste período foi incorporado composto orgânico e novamente realizado a gradagem para nivelamento do solo e preparação para o plantio de cacau. Em seguida os “berços” foram abertos e realizados os plantios das mudas e sementes, tudo dentro dos princípios básicos da Agroecologia, com a cobertura morta no solo e cobertura com palhas de coqueiros (em forma de casa de índio), evitando assim morte das mudas de cacau (Theobroma cacao). O espaçamento adotado para os cacaueiros, assim como para as bananeiras, foi de 3 x 3m. Não foi detectado nenhuma morte de plantas.

Nos entremeios das carreiras foram implantadas algumas espécies temporárias, como: abóbora (Curcubita sp), maracujá (Passiflora edulis), feijão guandu (Cajanus cajan), batata-doce (Ipomoea batatas), taioba (Xanthosoma sagittifolium) e berinjela (Solanum melongena). A figura 2 mostra a integração de diversas culturas. Como sombreamento provisório foram utilizadas bananeiras e definitivo pupunheiras e cedro rosa (Cedrela fissilis). Foram implantadas 300 mudas clonais de cacaueiros, dispostas em 10 filas duplas com 30 plantas cada; essas mudas foram escolhidas dentro de um total de 10 materiais genéticos selecionados na própria Estação Experimental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, no município de Ouro Preto do Oeste, denominados: EEOP 63, EEOP 05, EEOP 69, EEOP 44, EEOP 80, EEOP 66, EEOP 68, EEOP 50, EEOP 92, EEOP 57. Além das mudas clonais foram implantadas 250 mudas seminais de cacau também oriundas da Estação Experimental da CEPLAC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (728.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com