TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias E Sistemas De Informação

Dissertações: Tecnologias E Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

1. Introdução

A teoria da Administração, derivada das ciências naturais, busca compreender o mundo como um grande organismo vivo que interage com o meio ambiente, retirando dele elementos e devolvendo outros. A partir desse pressuposto podemos dizer que sistema é tudo aquilo que pode se dividir em partes que interagem entre si, possuem ordem ou normas e visam um objetivo comum.

A informatização dos serviços autárquicos é hoje uma realidade na maioria das situações, se bem que o nível de penetração do uso dos computadores varie muito de caso para caso. Da simples informatização para funções de escritório electrónico à automatização da maioria dos serviços autárquicos, passando pelo uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) há uma enorme diversidade de situações, como apontam diversos estudos.

A necessária modernização da prestação dos serviços pelas autarquias passa pela informatização da maioria, ou mesmo da totalidade dos processos autárquicos. Para isso ser feito há que instalar redes locais e, nos casos em que as autarquias estão distribuídas por vários edifícios, interligar as redes locais entre si.

2. Conceito e características dos principais sistemas de gestão integrados: SCM, ERP e CRM

Antes de prosseguir com a discursão é imprescindível dizer que dificilmente se pode competir mercadologicamente sem que as TIC e os SI desempenhem um papel fundamental na organização. Uma das características mais relevantes destas tecnologias é a sua capacidade para integrar informação/processos, interna e externamente.

O termo genérico que identifica as atividades executadas por um pacote de software modular, cujo objetivo é automatizar e integrar os processos de gestão da empresa nas diversas facetas do negócio chama-se Enterprise Resource Planning – ERT. Esse programa é responsável por eliminar redundância, eliminar burocracia, mais consistência e informação em tempo real além de gerar alguns benefício para a empresa, tais como:

• Automação das transações no back-office;

• Integração e coordenação da informação e diferentes funções, tornando possíveis conceitos como o just-in-time;

• Módulos parametrizáveis;

• Melhor alocação e utilização de recursos;

• Controlo em tempo real;

• Coordenação através do espaço geográfico;

• Consolidação da terminologia.

Entende-se por CRM – Customer Relationship Management – uma filosofia que coloca o cliente no centro do desenho dos processos, desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, integra o marketing e as TIC, de forma a dotar a empresa de meios eficazes e integrados de atender, reconhecer e cuidar do cliente em tempo real, além de transformar os dados recolhidos em informação que, quando disseminada, permite a identificação do cliente e a compreensão do seu perfil por todos.

Já o SCM – Supply Chain Magagement – é a gestão de toda cadeia de valor, em outras palavras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com