TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA TCC TURISMO

Por:   •  20/10/2016  •  Tese  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 6

1.0 Introdução:

A Inserção  do Profissional de Turismo nos meios de Comunicação.

           O Turismo hoje entre  todas as suas formas e vertentes segundo Mcintosh (in Ignarra, 1998 Pag.24 ) diz que “turismo pode ser definido como a ciencia, a arte e a atividade de atrair e transportar visitantes aloja-los cortesmente, satisfazer suas necessidades e   desejos”. Sendo assim o turismo é visto como uma atividade com carater multidisciplinar, no qual muitos outros fatores são observados e gerados.

             Indiscutivelmente, fazia-se necessario a organização de escolas de turismo no Brasil. Na Europa  e na América  do Norte, as escolas de nivel superior e tecnico, já estavam implantadas há vários anos, formando pessoas para planejar e operacionalizar  viagens e turismo.

             O surgimento dos cursos de turismo é relativamente recente no Brasil, assim como outros cursos superiores, por exemplo, os da área de comunicação e informatica. O primeiro curso de turismo no pais foi criado em 1971, em pleno regme militar, foi quando surgiu as  primeiras preocupações com a formação profissional e a mão de obra especializada em turismo,com a criação da Faculdade de Turismo no Morumbi em São Paulo a atual Anhembi Morumbi.

             A parti desse momento houve a abertura  do curso de turismo em diversas faculdades e diferentes regiões do país, alguns desses locais foram:

1973-Faculdade de Turismo da Guanabara, Rio de Janeiro; Faculdade Ibero-Americana, São Paulo; Faculdade de Ciências Exatas, Administrativas e Sociais, União Pioneira de Integração Social, Brasilia; Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

1974-Pontifícia Universidade  Católica de Campinas, Campinas.

1975-Universidade Católica de Pernambuco, Recife.

1976-Faculdade Associação Educacionaldo Litoral Santista,  Santos; Faculdade Capital de Administração  e Estatística, São Paulo.

1977-Reconhecido o cursode turismo da Faculdade Hélioi Alonso, Rio de  Janeiro.

1978-Criado o Centro de Estudos de Administração Hotelaria e Turismo (Ceatel, ligado ao Senac, São Paulo).

1979-Curso de Hotelaria da Faculdade de Administração Hoteleira, Caxias do Sul, RS.   Paschoal Carlos  Magno, Rio de Janeiro. Reconhecido o curso de turisnmo da PUC-Campinas pela Portaria Ministerial (MEC) n. º 335.

1981-Instituto Cultural Newton Paiva  Ferreira, Belo Horizonte, MG.

         Já na década de 1980 houve pouca expansão do curso de turismo, isso devido essencialmente a recessaõ economica vivida pelo Brasil. Somente no final da década de 1990 e começo dos anos 2000, que ocorreu novamente a expansão dos cursos de turismo no Brasil e no estado de Minas Gerais.

        Os primeiros cursos de Turismo a serem ofertados em Minas Gerais surgiram por volta dos anos 1970, mais exatamente com a criação da Faculdade de Turismo de Belo Horizonte (FACTUR), que foi inaugurada em 1974, o extinto curso do atual Centro Universitario Newton de Paiva. Atualmente grande parte das faculdades de turismo é de ordem privada, mas existem os cursos ofertados nas Instituições Publicas, como é o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e cursos tecnologicos que tem duração menor e  mais especifica.  

          A grade curricular do curso de turismo é bem ampla e abragem diversas areas de estudo e no Brasil foi constituida atraves da obeservação da variação territorial  e a diversificação cultural do país, onde ouve a necessidade de organizar  bem as disciplinas para atender todas as localidades e tambem as partularidades de cada região. O curriculo minimo atual foi resultado da exigencias do MEC, e é valido para todos os cursos de turismo do Brasil, assim a grade do curso compreendera no minimo as seguintes materias:

Sociologia, Historia do Brasil, Geografia do Brasil, Historia da Cultura, Erstudos Brasileiros, Introdução da Adiminstração, Noções de Direito, Tecnicas Publicitarias, Planejamento e Organização do Turismo.

           Atraves da realização do curso de Turismo o bacharel  é capacitado para desenvolver uma visão abrangente e completa do que é a profissão e o mercado turistico, e precisa de algumas habilidades fundamentais para se torna um profissional renomado e realizado. Vai desde aspectos vocacionais ate outros pontos como iniciativa, determinação, criatividade, persistencia, autoconfiança conhecimentos tecnicos e o sentido de profissionalismo, a principal inspiração que o profissional deve ter é a arte de servir, pois o sentido da profissao é a  prestação de serviços.

            Já no mercado de trabalho  o bacharel de turismo pode atuar em diversos segmentos  por ser uma area de atividades diversificada:

  • setor privado em hotelaria e similares, agencias de viagens e de turismo, companias areas e demais setores de trasnporte, setor de congresso e eventos, expocisções e feiras comerciasi e industriais de carater regional , nacional ou intyernacional;
  • centros de informaçoes, documentação e pesquisas turisticas, em]m nivel municipal, estadual ou federal;
  • orgãos  oficiais em turismo, instituições de carater misto (publico e privado) para formento, planejamento, pesquisa e controle de atividades turisticas;
  • Marketing e vendas turisticas;
  • Formação profissional em instituições de ensino medio ou superior deturismo, em instituições publicas ou privadas, nos campos de educação e pesquisa (cursos de especialização e de pós-gradução são fundamentais para capacitar os profissionais dessas áreas);
  • Setor de lazere lazer programados;
  • Areas de turismo de segmento como turismo ecologico, turismo social;
  • Escritor de texto para jornais e revistas especializadas, livros e publicações técnicas.

          O profissional constantemente encontrara no mercado mudanças e realidades                    diferentes devido  as inovações  tecnologias.

          Algumas areas que concorrem diretamente com Bacharel de Turismo no mercado  de trabalho são:

  • Profissionaiscom curso superior de administração de empresas, economia, direito,sociologia, relações publicas.
  • Graduados na areas de educação fisica, lazer e recreaçõa;

Desse modo, é visivel a importancia do profissional de turismo para o mercado.

Além de ser um diferencial para as empresas que trabalham com ramo turistico, o profissional é capacitado para lidar com as divergencias geradas na atividade orientando com novas soluções e ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com