TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA TCC ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  9.221 Visualizações

Página 1 de 3

1.METODOLOGIA DE PESQUISA        

        De acordo com Cervo, Bervian e Silva (2007 p. 28) “o método é apenas um conjunto ordenado de procedimentos que se mostraram eficientes, ao longo da história na busca do saber. O método cientifico é pois um instrumento de trabalho. O resultado depende de seu usuário. A elaboração de uma boa metodologia é fundamental para atender os objetivos da pesquisa e obter quando possível a resposta para problema formulado. O método é composto por um conjunto de técnicas, ou seja “são diversas etapas ou passos que devem ser seguidos para realização da pesquisa”. (CERVO, BERVIAN E SILVA 2007 p. 28)  

        A estratégia que será utilizada na realização do projeto é a pesquisa qualitativa, que busca apreender os fatos e fenômenos e não apenas registrá-los ou descrevê-los, De acordo com Neves (1996) enquanto na pesquisa quantitativa existe uma preocupação em mensurar, enumerar ou medir eventos na pesquisa qualitativa faz se a obtenção de dados descritivos, onde frequentemente o pesquisador procura entender os fenômenos a partir da perspectiva dos participantes da situação estudada. A escolha da pesquisa qualitativa se justifica sobretudo pela possibilidade de entender as reais dificuldades das famílias em administrar as finanças pessoas

        O estudo será conduzido através do método indutivo no qual a partir de uma pesquisa ou estudo é possível generalizar os resultados obtidos. De acordo com Cervo, Bervian e Silva (2007, 44) “Francis Bacon foi quem popularizou o conceito de indução cientifica. Ela é o raciocínio pelo qual se chega à conclusão de alguns casos observados a partir da espécie que os compreende e a lei Geral que os rege”.

OU

        “A dedução é a argumentação que torna explicitas verdades particulares contidas em verdades universais. O processo dedutivo leva o pesquisador do conhecido ao desconhecido com pouca margem de erro, no raciocínio dedutivo a conclusão está contida nas premissas ou antecedente como parte dos todos” (CERVO, BERVIAN E SILVA 2007 p. 46 a 47). Por exemplo geralmente as famílias tem dificuldades em administrar o próprio dinheiro, Paulo tem uma família, logo a família de Paulo tem dificuldade em administrar suas finanças.

  1. Tipo de Pesquisa

        O tipo de pesquisa a ser aplicado será a pesquisa explicativa, uma vez que está permite maior aprofundamento e conhecimento da realidade. Através da pesquisa explicativa é possível estabelecer relações de causa e efeito, nela registra-se os fatos, analisa-os, interpreta-os com o objetivos de identificar suas causa.

1.2 Métodos de Pesquisa

         O método de pesquisa a ser aplicado é o Estudo de Caso

1.3 Coleta de evidências        

Documentos: Contas em geral, boletos, extrato e contra-cheques

Registros em arquivos: diários e anotações

Entrevista: Conhecer a forma de consumo das famílias e as principais dificuldades enfrentadas por eles. De acordo com (CERVO, BERVIAN E SILVA 2007 p. 50) “ A entrevista não é uma simples conversa. É uma conversa orientada para um objetivo definido”. O roteiro proposto será o semi estruturada)

  • Definição do tipo e estratégia da pesquisa – justificativa da escolha e explicação com base teórica.
  • Definição do método de pesquisa - justificativa da escolha e explicação com base teórica
  • Definição dos instrumentos de pesquisa, definição do universo, amostra ou população a ser investigada.
  • Definição da forma de tratamento e apresentação dos dados.
  • Esclarecimentos sobre as possíveis dificuldades na  coleta de informações.
  • Cronograma do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com