TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc( Introdução e metodologia)

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O Brasil está entre os maiores produtores de alimentos do mundo. A agricultura é responsável por 33% do PIB (IBGE), sendo uma atividade tão lucrativa e positiva, tornando-se um dos setores mais importantes da economia brasileira. Devido ao crescimento demasiado da população, manter altos níveis de produtividade tem sido o grande desafio para este setor, que busca desenvolver-se de forma que o meio ambiente não seja agredido.

No Brasil, a iniciativa de buscar uma opção viável para a destinação da embalagens vazias de agrotóxicos partiu de algumas entidades representativas (InpEV, Andef) do setor agrícola e dos fabricantes de defensivos agrícolas que firmaram uma parceria no início da década de 90. O inpEV foi criado para administrar com eficiência a destinação de defensivos agrícolas.

A produção de banana no Estado de São Paulo está concentrada na DIRA (Divisão Regional Agrícola) de Registro-SP, Principal região fornecedora do produto para o mercado externo. A Divisão Regional Agrícola de Registro é responsável por 80% da produção de banana do Estado de São Paulo. A bananicultura é a principal atividade econômica da região. As Propriedades bananicultoras são do ponto de vista comercial, monocultoras.

A cidade apresenta aptidão para a bananicultura, sendo necessário o cultivo intensivo quando o objetivo é a exploração comercial da fruta. Aproximadamente 60% das propriedades são monocultoras.  A área cultivada com banana não chega a 50% da área cultivada, Além de ter como caracteriza como níveis de tecnologia e mecanização reduzidos a cidade possui as condições de vida entre as mais precárias do Estado no que se referem, principalmente, a transporte , educação e saúde.

Metodologia

Para identificar e analisar as dimensões da Logística Reversa utilizada no sistema de recolhimento e destinação final das embalagens de agrotóxicos em registro buscou-se aplicar questionários a ARAVALE (Associação do Revendedores de Agrotóxicos do Vale do Ribeira), na ABAVAR (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira) e em revendedoras comerciais da cidade de Registro, afim de identificar se o procedimento ocorre de maneira correta no município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com