TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC DE TURISMO

Por:   •  15/9/2015  •  Artigo  •  6.757 Palavras (28 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES

BACHARELADO EM HUMANIDADES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANÁLISE DO PERFIL DOS TURISTAS DO CARNAVAL EM DIAMANTINA E OS IMPACTOS ECONÔMICOS PARA O MUNICÍPIO NOS ANOS DE 2011 E 2014

 

 

Sálua Cardoso Tupy

Diamantina

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES

CURSO DE BACHARELADO EM HUMANIDADES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DOS TURISTAS DO CARNAVAL

EM DIAMANTINA E OS IMPACTOS ECONÔMICOS PARA O MUNICÍPIO NOS ANOS DE 2011 E 2014

 

Sálua Cardoso Tupy 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Humanidades da UFRJ como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do curso.

Orientador: Leandro Martins Vieira  

 

 

Diamantina

2015

Uma análise sobre o perfil dos turistas do carnaval em Diamantina e os impactos econômicos para o município nos anos de 2011 e 2014

 

Sálua Cardoso Tupy

Orientador (a): Leandro Martins Vieira

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Humanidades como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do curso.

 

 

APROVADO em ... / ... / ...

 

 

 

______________________________________________________

 

 

_________________________________________________

 

 

 

_______________________________________________________

 

 

 

 

 

Uma análise sobre o perfil dos turistas do carnaval em Diamantina e os impactos econômicos para o município nos anos de 2011 e 2014

                                                              Sálua Cardoso Tupy 

 

O presente artigo buscou analisar o perfil dos turistas do Carnaval em Diamantina identificando os possíveis impactos econômicos para o município nos anos de 2011 e 2014. A metodologia utilizada refere-se a uma pesquisa quantitativa descritiva a partir de dados apresentados pela SECTUR (Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio) referente a uma amostra composta por foliões e estabelecimentos temporários neste recorte temporal. Os resultados levam ao entendimento de que nestes anos, a maioria dos turistas vieram à primeira vez ao carnaval diamantinense, apresentam idade entre 19 a 30 anos, optam pela viagem em carro, ônibus fretado ou rodoviário, gastam em média de R$300,00 a R$500,00, hospedam-se em casas alugadas ou republicas e o fator motivacional para voltarem outras vezes relaciona-se ás pessoas. Os impactos econômicos referem-se à geração de emprego e renda temporária , vendas de produtos e serviços. Havendo uma redução significativa no ano de 2014 em alguns destes aspectos.

Palavras Chaves: perfil, turistas, impactos econômicos, Diamantina 

 

1 INTRODUÇÃO 

 

 

 O Carnaval é a festa popular mais importante do Brasil. Em muitas metrópoles do país o evento toma proporções gigantescas, desta maneira, se constitui como um grande produto turístico (VIEIRA, 2006).  

 O município de Diamantina, apesar de não ser uma metrópole, é uma cidade mineira de reconhecimento mundial, em função da sua declaração como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, apresentando diversos  atrativos turísticos, em especial, o Carnaval.

Segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio- SECTUR (2014) o carnaval de Diamantina, comparado a outros eventos,  é o maior gerador de fluxo turístico para a região do Alto Vale do Jequitinhonha cuja realização se dá anualmente nas ruas e becos do Centro Histórico da cidade, ofertando aos foliões atrações durante todo o dia e noite.  

A cidade de Diamantina se apresenta como um dos principais destinos para os amantes do carnaval. Um dos principais atrativos do evento são os blocos caricatos que fazem menções aos acontecimentos atuais, como política e o cotidiano da sociedade local, representado pelos blocos Sapo Seco, Rato Seco, As Domésticas e outros blocos da cidade (SECTUR, 2011).

Partindo das premissas que o Carnaval apresenta-se como um grande atrativo turístico, o presente trabalho pretende analisar o perfil dos turistas do Carnaval em Diamantina identificando os possíveis impactos econômicos para este município nos anos de 2011 e 2014.

A ideia de pesquisar sobre o tema vai de encontro às teorias aprendidas ao longo do Curso de Bacharelado em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri onde se tornou possível discutir sobre temas de grande relevância e que encontram intimamente relacionados ao assunto proposto para estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (582.8 Kb)   docx (872.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com