TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maputo: Das Origens a Atualidade

Por:   •  30/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

Maputo: das origens a actualidade

E uma cidade singular a vários títulos, cuja beleza natural e paisagem colorida deixam deslumbrados todos os que a ela chegam, e que merecendo uma visita pausada para melhor apreciação da paisagem urbana, atentando-se a beleza dos seus edifícios e monumentos, que se impõem pela sua grandeza e pela graciosidade dos seus detalhes arquitectónicos, a agitação da vi9da local, a oferta gastronómica e a afabilidade dos habitantes de Maputo. Todos estes factos convidam o visitante a ficar, ou, pelo menos, a voltar. Maputo tem muito a oferecer aos visitantes e a quem a visita, levando todos a render-se a uma identificação afectiva com a cidade, atraídos pela magistralidade de algumas das suas construções e monumentos, dos seus museus, da sua arte dos seus espaços verdes, pela atmosfera carregada de simbolismo e magia que a rodeia e, sobretudo, pela forca afectiva e simpatia das suas gentes. A cidade exerce uma atracção natural sobre os turistas de todo mundo, especialmente dos países vizinhos, que acolhe nos seus excelentes hotéis, restaurantes e esplanadas, como reputado destino turístico, e de toda a justeza realçar a beleza impar da sua paisagem e das suas magnificas praias e estancias turísticas que fazem desta cidade uma das mais belas do continente africano. Da cultura artística de Maputo não se pode deixar de assinalar o seu artesanato, desde a pequena escultura aos objectos da cestaria multicolorida da cerâmica ao mobiliário rendilhado de madeira e palha (Rocha 2015).

Caracterização geográfica e histórica

Maputo a bela capital moçambicana, também chamada xilunguine ou khapfumo e entre todas as cidades de Moçambique, uma das de formação mais recente. A informação disponível regista ter sido o navegador e comerciante português Lourenço Marques entre 1544 e 1545 o primeiro europeu a fazer o reconhecimento da baia, que designou do Santo Espírito. A cidade de Maputo esta situada na extremidade sul do pais, no litoral interior da baia com o mesmo nome. Devido a sua importância política e económica e também a dimensão da sua população, a cidade de Maputo tem o estatuto de província, cuja jurisdição corresponde a área do município. A área do município e de 346.7 quilómetros quadrados, comportando 34 bairros divididos por 7 distritos urbanos. kaMpfumo (Mafumo), KaMaxaquene (maxaquene), Nhlamankulo( Chamanculo), KaTembe (Catembe) e KaNyaka (Inhaca), KaMavota (Mahota),  KaMubukwana (Mubukwana). Elevada a categoria de cidade há 10 de Novembro de 1887, Maputo que ate 1975 se chamou Lourenço Marques (Rocha 2015).

Museu da moeda

A funcionar num edifício construído em 1860, e um dos raros exemplares da arquitectura indo-portuguesa em Maputo. O museu da moeda foi erguido quando se generalizava a construção em alvenaria em Lourenço Marques. E o mais antigo edificio0 de alvenaria da cidade. Em 1964 foi-lhe atribuído o estatuto de monumento nacional desde 1981 esta sob tutela do arquivo histórico, funcionando desde então como museu nacional da moeda. Esta localizada na praça 25 de Junho, no ângulo com a rua Consiglieri Pedroso (Rocha 2015).

Fortaleza de Maputo

A fortaleza de Maputo e um monumento que marca a presença colonial portuguesa na região. A sua reconstrução na forma actual e uma realidade do século XX. Alberga hoje o museu de história militar nacional, aberto aos visitantes, onde se encontram velhos canhões e outro armamento antigo, pedras da desaparecida fortaleza de Sofala, diversas inscrições e lápidas. E na fortaleza de Maputo que esta depositada a estatua de Gungunhana, o ultimo rei de Gaza no século XIX, preso e deportado para os Açores onde veio a falecer. Esta localizada na praça 25 de Junho, bem perto da doca marítima (Rocha 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com