TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito antropológico de cultura

Por:   •  8/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Em que medida o conceito antropológico de cultura possibilita formas diferentes de compreender o patrimônio e demais questões relacionadas a ele? Dê exemplos, seja criativo. Inove.

Cultura, no sentido antropológico, quer dizer toda e qualquer forma de manifestação secretada por um grupo social. Patrimônio é entendido como algo dotado de um grande valor a ponto de ser conservado e transmitido às gerações futuras.

O patrimônio mantém o sentido de identidade cultural, sendo este manifestações da visão do indivíduo ou grupo sobre o mundo. Por exemplo: O saber fazer do Ofício das Paneleiras de Goiabeiras para as mulheres daquela comunidade é a manifestação cultural e tradicional da região, sendo dotada de grande valor cultural e sentimental para a maioria das paneleiras que também utiliza do patrimônio natural para dar forma ao saber.

O patrimônio abrange tudo o que de alguma forma é dotado de imenso valor histórico, cultural, sentimental e ambiental para uma sociedade, seja de uma cidade ou da nação. O profissional de turismo necessita ser empático com questões que dizem respeito ao que é considerado patrimônio para os diversos grupos de uma sociedade, desde a música, dança, passando pelo idioma e saberes, até um prédio ou reserva ambiental.

4 – O patrimônio natural também é cultural!! Todo patrimônio é eminentemente cultural, inclusive parques, reservas e áreas de proteção ambiental, inclusive as paisagens. Sim, a natureza é uma invenção da cultura ou das culturas, pois há muitas naturezas segundo as lentes das diversas culturas. Assim, falar de patrimônio cultural e natural soa estranho, ainda que tal divisão ou separação seja necessária para o cumprimento de determinados objetivos. Bom, mas para nosso trabalho solicito que demonstre como o conceito antropológico de cultura é fundamental para se pensar o patrimônio natural. Tenha em mente que a forma como classificamos o mundo, inclusive a natureza, é devedora de nossos sistemas de pensamento, algo que fundamentalmente traduzimos sob a rubrica cultura.

Se, cultura, no sentido antropológico, quer dizer toda e qualquer forma de manifestação secretada por um grupo social, então o patrimônio natural que exerce funções ligadas ao desenvolvimento cultural do homem, de uma comunidade, de uma nação merece e deve ser preservado.

E lembrando que, cultura é uma expressão da natureza modificada pela intervenção homem, logo, para que exista uma salvaguarda das paisagens que integram o local a ser considerado patrimônio natural se faz necessário que ela (natureza, ambiente, paisagem) esteja ligada ao desenvolvimento da identidade cultural, para que aja a sensibilização da comunidade e sua proteção.

Temos como exemplo a Reserva da Biosfera da Amazônia Central (RBAC), que visa a proteção da biodiversidade da região. Sendo essa região parte do território brasileiro, este local faz parte de nossa identidade cultural.

O Brasil é um país com florestas imensas, e somente diante das ameaças à natureza que a cultura fala mais alto e o querer preservar é evidenciado, a partir desses momentos que educar sobre o patrimônio natural ganha espaço na sociedade. Educar é cultura e uma sociedade educada conhece o seu patrimônio, ao conhece-lo amamos e preservamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com