TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Documento Estado Projeto de Pesquisa

Por:   •  15/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Pontuada - Unidade I

Cultura: Um conceito antropológico


  1. Quais são os antecedentes históricos do conceito de cultura?

Em primeira ordem é possível citar a percepção do grego Heródoto sobre a discrepância entre o comportamento do povo Lício em relação ao grego. O historiador entendia que as práticas da outra comunidade eram diferentes, entretanto não poderiam de forma alguma serem vistos como animais. Deste modo, entendeu-se que haveria algo que os separasse, que não o quesito biológico. Trazendo para um contexto posterior, também cita-se Locke como suscitador do entendimento sobre a moldabilidade da mente humana após o nascimento. Tendo como princípio de que a mente humana é uma caixa vazia, que possui capacidade ínfima de aprendizado e livre de padrões atrelados a hereditariedade genética. Com isto, deu-se o pontapé inicial para se pensar sobre as singularidades entre grupos sociais e a motivação para este fato.

  1. Quais são as principais definições produzidas durante o desenvolvimento do conceito de cultura?

É plausível colocar a palavra germânica “Kultur”, do século XVIII, como raiz da palavra “cultura”, pois cabe a ela abraçar o a “produção” de todos os aspectos espirituais de uma comunidade. Apesar de não representar a totalidade de aspectos culturais, marca a história por ter sido a raiz da palavra que conhecemos hoje. Além desta, há também a definição de Tylor, que em 1871, sintetizou como como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética. Ainda é possível tratar de uma segunda sentença elaborada pelo mesmo autor, que define como “é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

  1. Quais são as principais teorias sobre o surgimento da cultura?

Para o surgimento da cultura coloca-se primeiramente duas vertentes. Para alguns cientistas, como Alfred Kroeber pensaram a cultura como fruto de uma mudança biológica rápida no cérebro dos homens que proporcionou a habilidade de aprender, associar e ensinar. Por outro lado, haviam os que entendiam o processo de transição do “estado da natureza” para o estado “humano-cultural” foi contínuo e devagar – alternativa hoje aceita e difundida -. Podendo ser associado também ao que diz Marvin Harris, de que as mudanças culturais se dão a partir de perturbações no ambiente, pois assim se é forçado a desenvolver novos hábitos. Para Claude Lévi-Strauss o desenvolvimento cultural se deu a partir da postulação de normas sociais, como a proibição do incesto. Por outro lado, Leslie White afirma que o este processo se deu quando o cérebro do homem foi capaz de gerar símbolos, pois é através deles que o conhecimento pode ser passado.

  1. Quais são as principais teorias modernas de cultura?

Sobre as teorias modernas, destacam-se as formuladas por Roger Keesing e  Clifford Geertz . O primeiro trata de classificações sobre a cultura que representam consenso entre muitos estudiosos. Os pontos de congruência se dá através de alguns pontos, dentre eles estão:

  • - Culturas são sistemas adaptativos, ou seja, servem para adequar as comunidades humanas às suas características biológicas, tendo inclusas tecnologias e padrões sociais.
  • - Mudanças culturais são como o processo de seleção natural, pois permanecem naquele grupo os que conseguem se adaptar as regras.

Geertz procura definir o ser humano através da definição de cultura, vendo esta como um conjunto de mecanismos que guia o comportamento humano em sociedade. Como também afirma que todos os humanos são geneticamente capazes de se inserirem na cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com