TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial JK

Por:   •  2/7/2018  •  Resenha  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM TURISMO – CET

Disciplina: Geografia e Turismo

Docente: Dra. Marli Sales

Discentes:  Carlos Toyozô Uchigasaki Pinheiro (180014676)

Guilherme Ventocilla Franco (140176918)

 Flávio Mota Angnes (140020250)

Roberto Bandeira do Nascimento (180027328)

Yuri Ferreira Gomes (180038397)

BRASÍLIA, 2018

Sumário

1.        Memorial JK        3

2.        Memorial Indígena        3

3.        Congresso Nacional        3

4.        Reflexões        4

5.        Opiniões        4

BRASÍLIA, 2018

  1. Memorial JK

Quando JK candidatou-se a governador em 1950, Getúlio Vargas, também se candidatou, mas para presidente da República. Com um cenário político fragilizado e devido à uma pressão dos meios de comunicação da época, Getúlio suicidou-se em 1954 e seu vice Café Filho assumiu a presidência. Café filho viria a ser um dos inimigos políticos nas eleições da década de 1960.

No PSD a candidatura de Juscelino Kubistchek à presidência já era tida como certa. Esta foi oficialmente homologada dia 10 de fevereiro de 195. O “slogan” de sua campanha consistia em 50 anos de progresso em 5 anos de governo. Seu companheiro era João Goulart que pertencia ao PTB. A coligação realizada por esses dois partidos significaram uma grande estabilidade para com o governo JK.

Ele foi um líder identificado, inteiramente com sua ideia desenvolvimentista que consistia num desenvolvimento autônomo, industrialização e democracia. Concretizando suas ideias, JK já considerava básico os termos de desenvolvimento econômico e social. Surge o Plano de Metas que traçaria um caminho para se atingir o progresso, basicamente ele visava acelera o processo de acumulação, aumentando a produtividade dos investimentos em atividades industriais.

  1. Memorial Indígena  

Construindo em 1987, o Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que remete a ideia de uma maloca redonda dos indígenas da etnia Ianomâmi. O espaço tem como objetivo mostrar a grande diversidade e riqueza cultural presente nas etnias indígenas de diferentes regiões do país.

No seu acervo podemos identificar peças representativas da cultura de determinados povos, entre eles estão: cestas, cocares, flechas, instrumentos para abatimento de animais, técnicas de identificação tribal e também arte plumária.

  1. Congresso Nacional

O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do poder legislativo, quais sejam, elaborar e aprovar leis fiscalizando o Estado.

  1. Reflexões

Pode-se perceber um elevado padrão arquitetônico na cidade de Brasília, suas construções sofreram forte influência de uma escola de design, artes plásticas e arquitetura da vanguarda Alemã denominada Staatliches Bauhaus que consiste na elaboração de edifícios cujo a principal característica é a utilização de concreto armado.

Essa característica arquitetônica predominante em muitas fundações da cidade, chama a atenção de muitos turistas do mundo inteiro, principalmente estudantes e pesquisadores da área de artes visuais.

Além do ponto de vista estético da capital, ou seja, a forma como ela foi elaborada, há um outro fator que influencia bastante sua identidade no cenário mundial, o centro político instaurado na cidade que é um foco de decisões administrativas de todo o país.

O memorial indígena, por outro lado, em especifico trata sobre o cuidado que devemos ter para com os indígenas, que nesse caso já viviam no território brasileiro muito antes de sofrerem o processo de colonização que na época, tinha como principal objetivo o da apropriação e pormenorização da cultura nativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com