TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Turismo em Perspectiva

Por:   •  29/3/2017  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

O surgimento do turismo como atividade econômica organizada e sua atual importância econômica, destacando o setor turístico brasileiro, o seu potencial e fatores que levaram a seu crescimento nos últimos anos […] “estabilidade econômica interna com índice de inflação controlado, diminuição da taxa de juros e a política governamental que facilitou acesso ao crédito” […]

Entretanto destacam os obstáculos enfrentados para expansão de sua atividade no Brasil. Obstáculos estes que aparecem na sua baixa qualificação de mão de obra e dificuldades encontradas para aqueles que desejam investir no setor. Dificuldades como alta carga tributária, violência, infraestrutura precária nos aeroportos e baixa qualidade dos serviços.

Para o Brasil aproveitar toda sua capacidade turista se faz necessário algumas ações como o planejamento de suas potencialidades, especialização de sua mão de obra através de cursos de graduação, melhoria na segurança, maior marketing para o país, correção de suas deficiências no setor aéreo etc.

As razões que levam o Turismo a não possuir métodos próprios de pesquisas por se envolver em várias ciências e depender de vários setores da sociedade o que leva a dificuldade de construir um conhecimento específico sobre o setor.

Por interferir na vida das pessoas sejam estas turistas ou locais de determinada região se faz necessário o estudo sobre o impacto ambiental, cultural e patrimonial. Para isso é importante o profissional de Turismo manter-se sempre atualizado.

Se faz necessário o estudo de áreas como: ciências econômicas, sociais, humanas, espaciais, biológicas, exatas, administração, contabilidade, ecologia tendo em sua grade a possibilidade de sempre ampliar-se devido a sua interdisciplinaridade.

Muitos autores situam o início do Turismo na Grécia no século VIII a.C. com o início dos jogos olímpicos, quando muitos viajavam para assistirem aos jogos. Já outros acreditam ter sido iniciado quando os fenícios ao terem criado a moeda, o comércio e a expansão marítimo-comercial no mar Mediterrâneo.

Porém os romanos podem ser considerados os primeiros a viajar por prazer buscando divertimento e relaxamento. Pois inicialmente a grande maioria só se deslocava por motivos comerciais e religiosos. Ali foi também criado os primeiros éditos que instituem tributos e cadastrarem os viajantes.

Na Idade Média com a consolidação do feudalismo eram organizadas as feiras onde se reuniam diversas culturas internacionais e teve ali o início das pousadas para os viajantes gerando grande movimentação da economia.

Jovens europeus viajavam a fim de adquirirem conhecimento cultura e aventuras.

Ao longo do século XIX com o surgimento da viagem sobre trilhos e em seguida com a introdução do voo como meio de transporte devido a rapidez e conforto o número de agências de viagens aumentou devido a grande demanda cortando assim os custos e permitindo agora a uma classe média a possibilidade de adquirir algumas destas viagens.

No ramo da hospedagem e hotelaria um nome a ser citado é de Cesar Ritz conquistaram fama internacional pela forma de receber seus hóspedes com grande conforto além do seu investimento na gastronomia tudo para atrair muitos hóspedes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com