TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETIVOS DE UMA PEDAGOGIA LINGUÍSTICA

Por:   •  31/3/2017  •  Tese  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

OBJETIVOS DE UMA PEDAGOGIA LINGUÍSTICA

O objetivo geral de uma Pedagogia Linguística consiste em desenvolver na escola condições que criem no aluno, no professor e na administração da escola a liberdade para o uso expressivo e funcional do seu idioma, de forma a assumir sua cultura linguística onde quer que esteja, sem embaraços de ordem ideológica, como forma de instituir o pleno domínio da própria cidadania. Nestes termos, o Projeto se define ao objetivar pôr em prática um saber desenvolvido pela Linguística, que contrapõe a discriminação de usos linguísticos não padrão própria da Gramática Ideológica (ou Tradicional) à liberdade que devem ter os falantes de dispor de sua própria língua em consonância com sua identidade e herança Linguísticas.

O professor deve estar preparado para enfrentar o fracasso escolar do aluno, em decorrência ao despreparo do ensino da língua, para tanto deve haver a auto-reflexão da ação pedagógica desenvolvida pelo professor.

A linguística auxilia no desenvolvimento da fala e memória linguística, fornecendo meios para que seja possível expressar-se dentro de uma comunidade sem medo de errar ou ser corrigido. Dessa forma a linguística busca respeitar o desenvolvimento da memória linguística do aluno, orientando o pedagogo e o professor com definições políticas de ensino da língua.

A pedagogia linguística vem auxiliar na avaliação do material a ser utilizado durante o ano pelo educando, pois o mesmo deverá conter expressões na diversidade do uso da língua, facilitando a compreensão do que está sendo repassado ao educando. Através desse material o professor poderá introduzir produções teóricas com base na linguística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com