TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rascunho Artigo e Entrevista sobre Intercâmbio

Por:   •  29/3/2016  •  Artigo  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 5

A entrevista

1-Como ficou sabendo das oportunidades de intercâmbio que a metodista proporciona? Fale um pouco sobre o processo de inscrição e como foi a assessoria prestada pela ARI em todo o processo.

Na verdade eu fiquei sabendo da bolsa oferecida pelo Santander Universidades e a Metodista era uma das universidades das quais o banco oferecia o convênio, então assim que vi que as inscrições estavam abertas me inscrevi no site e depois reuni todos os documentos necessários para levar na ARI. Histórico escolar, carta de apresentação e curriculum em espanhol e plano de estudos para cursar na universidade extrangeira, fiz tudo certinho e torci para que me chamassem. Um mês depois fui chamada para fazer a entrevista, eu estava entre os 15 alunos a passarem pela “peneira”, somente 10 iriam para a Espanha, Burgos ou Valencia, a Vannesa conduziu a entrevista e parte dela foi em espanhol, perguntando sobre como eu sou, meus estudos, sonhos e até como eu reagiria se fosse vítima de bullying.

Mais um tempo se passou e eu pensava que não tinha sido selecionada, mas uma tarde me ligaram e eu tinha até as 5 para passar na ARI e assinar o contrato. Em todo o processo fui bem atendida e creio que perdi as contas de quantas vezes fui na Vanessa e no Rodolfo, meu coordenador, para eles me ajudarem com dúvidas sobre plano de estudos e carta de recomendação.

2-O que a levou a buscar essa oportunidade internacional e quais foram os pontos que a levaram a escolher o país e a faculdade onde está realizando o intercâmbio?

Meu maior sonho, desde pequena, era estudar no exterior e quando vi que estavam abertas inscrições para bolsa em países ibero-americanos não pensei duas vezes em me candidatar para ir a Espanha. Por quê? Minha família paterna é toda espanhola e eu queria muito aprender sobre a cultura, treinar meu espanhol e estar perto dos meus parentes, logo escolhi Valencia e não Burgos, já que Burgos fica muito longe de Barcelona e faz muito frio. Eu queria ficar em uma cidade maior e com maior fluxo de estudantes estrangeiros, fiz uma ótima escolha porque muitas vezes temos que nos comunicar em inglês porque muitos estudantes não sabem falar muito bem o castelhano.

3-Levando em consideração a sua opção de graduação aqui no Brasil, acha que essa experiência aliada às suas habilidades aumentarão suas chances no competitivo mercado de trabalho? Por quê?

Claro que sim! Eu quero ser correspondente internacional e para isso necessito ser fluente no máximo de línguas que eu puder, além do quê, ter uma outra língua, no meu caso inglês e espanhol, influencia e muito na hora da contratação. É um diferencial muito grande!

4 - Conte-nos um pouco mais sobre o seu intercâmbio no geral: dificuldades que enfrentou, experiências e diferenças culturais, contraste entre o ensino dos países, etc.

Dificuldades? Dinheiro. Como nunca vivi fora, administrar meu dinheiro está sendo um pouco difícil, mas estou fazendo contas e colocando tudo numa planilha. Ah... também tem a questão do fuso horário, agora são 5 horas de diferença e muitas vezes eu acordo ou vou dormir em um horário que não seria aconselhável.

Como eu escolhi cursar 5 matérias, quase 200 horas a mais do que necessitava, a minha vida estudantil é meio corrida, mas eu amo! A experiencia é única, você convive com pessoas de todos os lugares no mundo, mora com pessoas que nunca viu na vida, mas que com o tempo se tornam seus amigos, pode conhecer vários países, já que uma passagem de avião low-cost custa uns 60 reais dependendo do destino, se atropela pra entender o que não sabe e absorve tudo como uma esponja.

Diferenças e experiencias culturais? Tudo é muito diferente a ao mesmo tempo tão igual! O que muda são as línguas, as roupas, as comidas (eu amo paella!)... A única coisa é que você tem que tomar cuidado com as festas, os europeus as adoram e muitas são feitas para os intercambistas, ou seja, todo dia tem festa e tem coisa pra fazer!

Nos dias não letivos, férias e feriados, eu e milhares de “erasmus” (termo usado para os intercambistas devido ao programa de bolsas da europa chamado Erasmus) costumamos viajar, eu, por exemplo, estou na França agora e em três dias vou pra Barcelona e depois volto pra correria de Valencia.

Eu estou no terceiro semestre de jornalismo ai na Meto, mas aqui pude escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com