TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Geoologia

Por:   •  5/9/2016  •  Ensaio  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

        Natividade do Tocantins

         A aula campo acompanhado dos alunos do curso de História da Universidade Federal do Tocantins, ministrada pelo professor Napoleão, é de suma importância pois vai nos fazer pensar em assuntos pertinentes que podem ser fundamentais para os estudos da preservação do patrimônio cultural e da melhoria da qualidade de vida. Foi feita uma avaliação pós-ocupação de 20 edificações contempladas no Programa Monumental no município de Natividade – Tocantins. Este trabalho procurou entender a relação da preservação de bens tombados com a melhoria da qualidade de vida, a qual foi focada no conforto ambiental (iluminação e ventilação naturais), dentro do Programa Monumental. A metodologia utilizada foi a avaliação pós-ocupação a partir da visita em in loco, exame documental e análise do grau de satisfação dos usuários. O trabalho permitiu concluir que o Programa Monumental intervém nos imóveis tentando apenas resgatar a fachada antiga, sem que haja preocupação maior com a preservação dos interiores e telhados, nem com a melhoria da qualidade de vida dos moradores em relação à ventilação e à iluminação natural. Mas, mesmo assim, a grande maioria dos moradores está satisfeito com o Programa Monumental. Entretanto, há consenso entre todos – moradores e técnicos – da necessidade de mudanças no Programa para realmente ser possível unir o binômio Preservação e Qualidade de Vida

Centro Histórico de Porto Nacional To

        Porto Nacional do Tocantins, é uma das cidades onde tem o prazer de possuir um acervo patrimonial, como seu marco histórico, como bem podemos observar passeando casualmente pelo centro dessa cidade nas redondezas da magnífica Catedral Nossa Senhora das Mercês, que por sua vez é um dos cartões-postais dessa cidade, ao qual tenho prazer de residir.

        Na aula campo ministrada pelo professor Napoleão tivemos o prazer de conhecer um pouco mais sobre o que é Patrimônio Histórico, e qual a importância desse movimento dentro do contesto politico, econômico, cultural, e social da nossa querida Porto Nacional, sabemos que foram quatro anos de debates, entendimentos e consenso entre os conselheiros do instituto do Patrimônio

Histórico e Artísticos Nacional – IPHAN, em questão da proposta do tombamento do Centro Histórico de Porto Nacional, ao qual foi decidida por unanimidade ao tombamento, sendo assim o Estado passaria agora a ter dois municípios tombados pelo IPHAN.

        Nossa aula percorre todo o centro histórico contando um pouco sobre a cidade e seus bens imobiliários, assim também temos acesso aos museus que se encontram nesse mesmo lugar isso sem contar com a grandiosa beleza da orla de Porto Nacional ao qual nos dá uma sensação de liberdade.

        A área tombada abrange a parte da zona central da cidade compreende o sítio natural, malha urbana e as arquiteturas implantadas desde a fundação do município até a década de 1960. Neste trecho, estão localizados, além das edificações vernaculares (estilo arquitetônico), os edifícios mais singulares do Centro Histórico, como a Catedral, o seminário, a Cúria e a casa de Câmara e Cadeia. O local ainda apresenta remanescentes da maior parte do acervo arquitetônico representativo do período do Clico do Ouro (metade do século XVIII) até meados do século XX.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS DE PORTO NACIONAL

LICENCIATURA EM HISTORIA

ÍCARO FLÁVIO LEAL URBANO DE ANDRADE

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

PORTO NACIONAL

2015/2

        Não me recordarei de todas as aulas ministradas com as suas idas e vindas à biblioteca da universidade e até mesmo com aulas ao relento mas sei que foram ótimas aulas que nos propiciaram uma dinâmica diferente da habitual somente em sala de aula, as idas a biblioteca e a leitura assídua de livros sobre a temática patrimonial me fez enxergar um outro olhar sobre esse quesito. Então vou relatar o que a aula de patrimônio me fez entender sobre o que é patrimônio a sua definição e alguns monumentos mundialmente conhecidos e nacionalmete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (61.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com