TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SABERES GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Por:   •  24/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.523 Palavras (19 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

ARQUEOTURISMO EM PIO IX – PI COMO FERRAMENTA NA GESTÃO COMUNITÁRIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Projeto de Pesquisa

Linha de Pesquisa: Natureza, Campo e Cidade no Semiárido

Fortaleza

2020

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3-4

2        OBJETIVOS        4

2.1        OBJETIVO GERAL        4

2.2        OBJETIVO ESPECÍFICO        4

3 METODOLOGIA..................................................................................................................5

3.1 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS.........................................................................................5

3.1.1        ETAPA 1 – DIAGNOSTICO DO RECONHECIMENTO LOCAL DA IMPORTANCIA DOS SITIOS ARQUEOLOGICOS        5

3.1.2        ETAPA 2 – MAPEAR AS ROTAS DE ARQUEOTURISMO NA REGIÃO        6

3.1.3        ETAPA 3 – CONSTRUÇÃO DO MATERIAL EDUCATIVO        6

3.1.4        ETAPA 4 – ESTIMAR O POTENCIAL ECONOMICO PARA ATIVIDADE DE ARQUEOTURISMO NA REGIÃO        7

3.2 REFERENCIAL TEÓRICO        7

3.2.1        ARQUEOTURISMO NO BRASIL        8

3.2.2        ASPECTOS LEGAIS NO ARQUEOTURISMO        10

3.2.3        POTENCIAL ECONOMICO DO ARQUEOTURISMO        11

4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADE        12

REFERÊNCIAS        13

MEMORIAL PROFISSIONAL        17

  1. INTRODUÇÃO

O turismo tem se configurado como uma das grandes atividades geradoras de emprego na atualidade, devido a maior globalização, um crescente número de pessoas se deslocam entre países ou mesmo continentes para vivenciar as experiencias disponíveis (MARTINE, 2005).

Cada vez mais, paisagens e sítios arqueológicos são visitados e explorados de forma presencial ou remota apresentando uma fração da história dos seus locais de origem (NASCIMENTO, 2014). Entretanto, algumas comunidades locais ainda desconhecem o real valor desses bens imateriais e como esses poderiam favorecer o desenvolvimento endógeno da região. Assim, devido ao desconhecimento da população acerca da importância dos sítios arqueológicos, muitas vezes esses acabam por sofrer vandalismo, comprometendo o patrimônio histórico e causando frequentemente perdas irreparáveis. Em São Desiderio-BA, por exemplo, foram verificados vandalismos em pinturas rupestres com perda de até 80% do material, em razão da ausência de conscientização e políticas voltadas à preservação dessas áreas (NERES JUNIOR et al., 2016).

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio, 2011) diversos sítios históricos e arqueológicos se localizam fora de unidades de conservação, não incidindo sobre esses os mecanismos legais de proteção. Tais áreas, segundo o mesmo documento, apresentam um grande potencial de visitação a ser explorado e se recomenda o ecoturismo como mecanismo de conservação e geração de renda para as comunidades locais.

De acordo com a portaria nº 28 de 11 de maio de 2018, foi solicitado pelo IPHAN um programa de recadastramento de sítios arqueológicos no Piauí, no qual o município de Pio IX deve ser inserido devido às recentes descobertas de novos sítios arqueológicos por professores do ensino médio da região.

Com efeito, aliado à demanda da busca e cadastramento das áreas arqueológicas encontradas na região, existe a necessidade da formação social da população para conviver e utilizar adequadamente o patrimônio natural, apresentando a importância e benefício do seu uso correto. Minorando, assim, incidentes como os ocorridos na Bahia. Para tanto, deve haver a disseminação de metodologias eficientes e permanentemente melhoradas, que aproximem o público local às suas potencialidades regionais e consigam ser aplicadas, desenvolvidas e monitoradas. Nesse sentido, a presente pesquisa busca diagnosticar a percepção valorativa por parte da comunidade local do patrimônio arqueológico do recente sítio catalogado em Pio IX e, com base nisso, propor práticas metodológicas de arqueoturismo como ferramenta para conservação dessas unidades

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

  • Elaborar um roteiro metodológico para instrumentalizar a valoração da unidade arqueológica em Pio IX, com ênfase em atividades de arqueoturismo para disseminação da cultura e favorecimento econômico.
  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Diagnosticar o nível de reconhecimento da população local sobre a importância dos sítios arqueológicos em Pio IX;
  • Mapear as rotas que poderiam ser utilizadas na atividade de arqueoturismo na região;
  • Propor material educativo para orientação dos órgãos gestores e da população quanto as práticas de arqueoturismo e conservação do patrimônio arqueológico;
  • Estimar o potencial ganho econômico através do desenvolvimento das atividades de arqueoturismo.

  1. METODOLOGIA

3.1 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

O desenvolvimento do estudo apresentará natureza exploratória com características qualitativas e por meio de duas técnicas: pesquisa bibliográfica e investigação de campo. O procedimento metodológico terá início com pesquisa bibliográfica para melhor definir quais critérios serão verificados nos questionários, de acordo com a realidade do município. Seguido desse, serão aplicados os questionários determinando o nível de reconhecimento da população residente no município de Pio IX sobre a importância dos sítios arqueológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com