TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas Publicitárias

Por:   •  1/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Viagem Técnica

        Na viagem a gente pôde conhecer e observar alguns pontos turísticos de Fortaleza com suas histórias específicas. Alguns pontos turísticos são: Dragão do Mar, Ponte dos Ingleses (conhecida também como ponte metálica), construção do aquário, praia de Iracema, Marina Park, avenida beira mar e seus grandes hotéis como, por exemplo, Gran Marquise.

        Visitamos algumas barracas na praia do futuro, e conhecemos um pouco do funcionamento de uma delas, a barraca Vira Verão, já esta nesse mercado a 15 anos, é uma das preferidas pelos moradores de Fortaleza. O local não é tão grande e tem uma estrutura mais simples que as outras barracas mais famosas, mas, mesmo assim, é uma das barracas favoritas dos nativos. Tem capacidade para mil pessoas e o estacionamento para 100 carros.

        A barraca ao todo tem 75 funcionários distribuídos em setores. São divididos em: garçom, auxiliares de garçom, serviços gerais, seguranças, barmen, caixa, cozinheiro.

        A rotina do garçom é cansativa, ele chega cedo pra pegar todo o material (mesas, cadeiras, guarda-sol) limpar o local, montar tudo. No final do dia, tem que guardar todo aquele material que foi montado e deixar o lugar limpo para o outro dia. Ao todo são 35 garçons, durante a semana faz-se um sorteio para dividira área que cada um vai ficar. Eles não trabalham todo dia, pois segunda, terça e quarta são dias mais calmos, quinta já começa o movimento. Já no sábado e domingo todos vão trabalhar, por que a demanda é maior. Sozinho o garçom não tem condições de trabalhar, então existe o auxiliar para esta com ele. Cada garçom atende de 10 a 15 mesas.

        A barraca vira verão prepara alguns garçons para atender a turistas que falam outra língua, procurando sempre melhor atender a sua clientela e fazer com que saiam satisfeitos com o atendimento recebido.

        Os garçons não tem salário fixo, eles ganham em cima dos 10% que recebem dos clientes, muitos dão até gorjeta. Segundo um funcionário que trabalha há 11 anos no local, disse que é muito difícil alguém que não queira dar os 10% e mesmo sem salário fixo da pra conseguir ganhar bem e alguns tiram até bem mais que um salário mínimo. Os 10% que recebem é dividido com seus auxiliares, 8,5% para o garçom e 1,5% para o auxiliar.

        A barraca mesmo faz o processo de seleção dos garçons. Recebem o curriculum, procuram saber o procedimento do candidato, olham a carteira de trabalho para saber o profissionalismo e onde ele já trabalhou. Existe uma grande rotatividade de garçom.

        Nas quintas-feiras a barraca oferece a famosa caranguejada, não somente na Vira Verão, mas na praia do Futuro existem sete barracas que fazem isso. Cada uma oferece vários atrativos, na Vira Verão oferecem MPB. Não é somente nas quintas mais nos outros dias também o prato que se pede mais na barraca é o famoso caranguejo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com