TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Cidadania e Turismo

Por:   •  7/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  1.996 Visualizações

Página 1 de 2

No primeiro exemplo, o Guia de Turismo pode informar e educar os turistas sobre o respeito ao meio ambiente e ao Patrimônio Nacional, colaborando com sua preservação. Ele mesmo precisa ter uma postura ecologicamente correta, incentivando os turistas a fazer o mesmo: não jogar nada pela janela do ônibus, guardar o lixo e joga-lo nas paradas técnicas, usar o mesmo copo descartável durante a excursão, não alimentar animais, não levar plantas, pedras, não tocar nada durante os passeios na natureza, não desperdiçar a comida são alguns exemplos. O Guia de Turismo participa do desenvolvimento sustentável, ajudando a preservar o local, o meio ambiente e educando os turistas que preferem viajar em um local preservado do que um degradado que seja no turismo de natureza (ecoturismo), no turismo urbano o durante os deslocamentos.

O turismo tem que ser uma prática socialmente justa, voltada à comunidade local, favorecendo a inclusão social, a solidariedade e o desenvolvimento sustentável, valorizando a cultura local de maneira ética e cidadã, buscando a redução das desigualdades sociais e participando da redução da pobreza. Por exemplo o Guia, numa excursão de ônibus pode levar o grupo numa comunidade receptora para visitar uma cooperativa de artesanato, favorecendo a troca econômica e sociocultural com respeito mútuo entre os turistas e a comunidade receptora. Visitar uma estancia biológica é outra opção que o Guia pode propor aos turistas para desenvolver a consciência ambiental deles e o desenvolvimento sustentável do local.

O terceiro exemplo de comportamento cidadão do Guia de Turismo durante uma excursão de ônibus é participar do combate ao turismo sexual. Divulgando a cultura de nossas regiões brasileiras ou nossos pontos turísticos mais famosos, o Guia ajuda a reduzir a visão de “festa, mulher e carnaval” que muitos turistas, ainda, vinculam nosso país. Quando levar um grupo numa comunidade carente deverá ficar atento a este problema e não hesitará a denunciar a exploração sexual de menores pois essa prática criminosa constitui um dos impactos mais negativos do turismo. Favorecendo o desenvolvimento sustentável na comunidades carentes ele ajudará na inclusão social das mesmas. Participará das campanhas publicitarias de divulgação internacional do país objetivando erradicar a exploração sexual infanto-juvenil com distribuição de panfletos e informação aos turistas.

É preciso o Guia de Turismo, diante do cumprimento da sua profissão, ter uma conduta ética e cidadã. O Código de Ética do Guia de Turismo e o Código de Ética Mundial de Turismo são duas ferramentas que o ajudarão nesta missão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com