TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e a cidadania, são algo muito importantes na vida profissional de um guia de turismo

Por:   •  15/1/2018  •  Artigo  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

A ética e a cidadania, são algo muito importantes na vida profissional de um guia de turismo, pois a casos e situações que inspiram de alguma forma um posicionamento.

No caso da ética, é fundamental a compreensão dela, no meio turístico, pois lida se a todo instante com palavras e atitudes que não condizem com a moral e aos costumes normais, alem do mais o guia esta sempre em contato direto com pessoas e por isso coisas imprevisíveis podem acontecer.

Neste primeiro exemplo de ética e cidadania, ressalta se o racismo.

Dentro do ônibus enquanto faz -se o traslado, surge uma brincadeira para a passagem do tempo, nesta brincadeiras surgem palavras de incitação racista como " isso é coisa de preto" - " Faz serviço de branco" entre outras, No entanto há entre o grupo alguns Afro descendentes que de uma certa forma se sentem ofendidos.

01 - Ética

Cabe ao Guia, ao perceber as palavras ofensivas, interromper a brincadeira e explanar sobre o problema de racismo sem expor tanto uma parte quanto a outra, todavia, caso a palavra já tenha ofendido, o guia deve tentar contornar a situação tentando acalmar os ânimos, afim de inibir o preconceito e o racismo no Grupo

01 - Cidadania:

Dentro da Cidadania, cabe inicialmente a conversa co o agressor, em canto reservado, ressaltando, o preconceito e o levando a entender que sua atitude não foi legal, porem se o agressor se manter irredutível, e continuar o insulto na intenção da ofensa aos turistas afro - descendentes, cabe ao Guia acompanhar os ofendidos até a delegacia e abrir boletim de ocorrência, por racismos e injuria.

No caso deste segundo exemplo de ética e cidadania se tem a prostituição.

Considera se que o grupo chegou a uma cidade e num determinado momento da noite ao sair com o grupo, se percebe a prostituição infantil, alem disso o guia percebe o interesse e investida de um de seus passantes no programa infantil.

02 - Ética

Cabe ao guia de turismo chamar a atenção com caltela e individualmente o seu passante, ressaltando o problema da prostituição infantil, os riscos criminais que podem acarretar a pessoa, e os traumas infligidos aquela criança, alem do mantimento pra pratica ilegal. Deve se levar o passante a percepção do grande erro que ele esta cometendo.

02- Cidadania:

Neste mesmo exemplo, como cidadão e guia de turismo deve se inicialmente aconselhar aos passantes a não pratica da prostituição infantil, mostrando a eles as implicações criminais por tal pratica, mas caso haja um problema deste tipo dentro do grupo, e a conversa não valha de nada, deve ser encaminhado a delegacia para averiguação.

Neste terceiro exemplo de ética e cidadania, tem se o Guia Local.

Considere um "City Tour" pelas Ruas do Centro Histórico da Cidade de Paraty no sul do estado do Rio de Janeiro, Um grupo com Guia nacional CADASTUR esta fazendo este passeio mas é preciso que haja um guia da localidade para mostrar os pontos turísticos com mais detalhes.

03- Ética:

Cabe ao Guia e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com