TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprendizagem no Colégio

Por:   •  31/8/2018  •  Abstract  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Para Ausubel, “A aprendizagem significativa envolve uma interação seletiva entre o novo material de aprendizagem e as ideias preexistentes na estrutura cognitiva” (AUSUBEL, 2003, p.3).

Compreende-se que o processo de aprendizagem é desenvolvido de maneira individualizada;

Ressaltando assim que “[...] a aprendizagem é pessoal [...]; o conhecimento é público e compartilhado” (Novak; Gowin 1984, p. 21).

De acordo com Ausubel, Novak e Hanesian (1980) e Moreira (2011), a aprendizagem pode ocorrer de duas formas, aprendizagem de forma mecânica ou de forma significativa;

Na aprendizagem significativa, o aluno, ao aprender um novo conhecimento, pode diferenciar progressivamente e reconciliar os novos conhecimentos com os conhecimentos prévios.

Para Moreira (2011, p.42), “[...] a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora são dois processos, simultâneos, da dinâmica da estrutura cognitiva”.

O mapa conceitual foi inicialmente proposto na década de 1970 por Joseph Novak e colaboradores, fundamentados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Para os autores, o fator mais importante para a aprendizagem são os conhecimentos prévios dos alunos, pois “um mapa conceitual é um recurso esquemático para representar um conjunto de significados conceituais incluídos numa estrutura de proposições.” (NOVAK e GOWIN, 1984, p.31).

São propostos como uma estratégia potencialmente auxiliadora para uma aprendizagem significativa.

São estruturados como diagramas indicando relações entre conceitos, ou entre palavras que usamos para representar conceitos

Muitas vezes utilizamos figuras geométricas (elipses, retângulos, círculos) ao traçar mapas de conceitos, mas tais figuras são, em princípio, irrelevantes.

Podem seguir um modelo hierárquico onde conceitos mais inclusivos estão no topo da hierarquia (parte superior do mapa) e conceitos específicos, pouco abrangentes, estão na base (parte inferior). Mas não necessariamente.

No entanto é importante deixar claro conceitos primários e secundários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com