TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca

Tese: A Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo nos mostrar a importância da brinquedoteca no desenvolvimento e na formação do caráter infantil e a maneira como o lúdico tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade. As atitudes lúdicas fazem parte da vivencia humana, atualmente e como a criação de um espaço lúdico pedagógico visa acima de tudo, o acesso das crianças aos brinquedos e as brincadeiras, assim como a leitura.

Lembramos que brincar é apenas um jeito gostoso de aprender, um ensaio para realidade, na medida em que é brincando que a criança mergulha na vida sentindo-a na dimensão de suas potencialidades e por isso, a importância da criação de uma brinquedoteca para resgatar e garantir o direito a brincadeiras e a infância.

1 DESENVOLVIMENTO

Nos aspectos históricos conta que o surgimento da brinquedoteca se deu por volta de 1934. Os primeiros registros referem-se à cidade de Los Angeles nem lugar que ficou conhecido como Toy Loam, na Suécia, com grande desenvolvimento expandiu seus horizontes, sendo conhecido naquele país como Lekotec. Em 1987 ocorre o Congresso Internacional de Toy Libraries em Toronto no Canadá. Nesse congresso foi discutida a necessidade de adequação do nome, fato que motivou o Canadá a mudar a nomenclatura para Centro de Recursos para Família.

E no Brasil, seguindo o exemplo da Suécia, é inaugurado em 1971 o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São Paulo-SP, quando foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos. Procedendo assim à implantação, no ano de 1973, do Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, em que todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes de uma biblioteca circulante, para em fim, em 1984, ser fundada a ABB (Associação Brasileira de Brinquedoteca).

A brinquedoteca busca ampliar e diversificar os espaços da brincadeira e diversão na vida e na personalidade da criança e do adolescente, amenizando os aspectos negativos e positivos da realidade cotidiana, pouco espaço, tempo e oportunidade para brincar, principalmente para crianças de grandes metrópoles, e com a brinquedoteca é possível visualizar um ponto de encontro para o desenvolvimento de brincadeiras variadas, caracterizado por um espaço alegre, colorido, diferente em que as crianças, jovens e adultos podem desenvolver sua imaginação, sem medo de serem punidos e cobrados por quaisquer atitudes, já que tal espaço destina-se a brincar.

A brinquedoteca sempre segue uma organização para atender diversas crianças e adolescente, levando em consideração as características e necessidade de cada individuo, para que a mesma possa contribuir de forma significativa durante o processo ensino-aprendizagem.

Para que haja melhor funcionamento da brinquedoteca tem que estabelecer algumas regras de utilização pela criança.

- O numero de 15 crianças por grupo.

- A visitação acontecera por agendamento.

- Planejar as atividades especifica para cada criança, entre outros.

São desenvolvidas diversas formas e maneiras de funcionamento da brinquedoteca, são desenvolvidas atividades lúdicas através de jogos pedagógicos, brincadeiras populares, brinquedos diversos, leitura de livros infantis, infanto-juvenis e didáticos, teatro de fantoches, construção de jogos e brinquedos utilizando sucata.

Atualmente existem diferentes modalidades de brinquedoteca, com finalidade para atender diferentes tipos de crianças, como crianças com deficiência, mantendo um trabalho individualizado, oferecendo a família à orientação sobre o brincar; tem brinquedoteca com espaço lúdico criado normalmente nas unidades pediátricas de hospitais, como alternativa a criança hospitalizada; existem as terapêuticas que são instaladas em clinicas, destinadas ao tratamento de dificuldades especificas, usando o brinquedo como instrumento terapêutico; tem também instalas em escolas ou secretarias de educação e usam os jogos e brincadeiras como instrumento pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com