TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Dentro Das Grandes Empresas

Pesquisas Acadêmicas: A Comunicação Dentro Das Grandes Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais as organizações se preocupam em estar sempre se atualizando no que diz respeito a tecnologias e canais mais modernos de comunicação, principalmente porque a velocidade em que avança a tecnologia requer das organizações estarem sempre atualizadas, mas não é somente estar atualizado tecnologicamente para usufruir desses modernos meios de comunicação, há uma necessidade de se observar a forma correta de se comunicar, seja qual for o meio a ser utilizado pelo usuário, pois quando uma organização não consegue disseminar de forma correta as suas idéias, todo o trabalho que foi empregado acaba sendo desperdiçado. Logo, a imagem da instituição é muito importante, deve ser preservada e valorizada.

A COMUNICAÇÃO

Atualmente as organizações prezam em suas comunicações alguns requisitos para que o cliente entenda de forma rápida a mensagem que deve ser transmitida. Com esse objetivo é que as empresas têm se preocupado, além de investir em tecnologia, investir também em pessoas capacitadas para usar de forma correta a escrita. Seja por e-mail, carta, blogs, redes sociais, não se pode deixar de atentar a forma que nos comunicamos, a exemplo de um bate papo informal entre amigos em uma rede social, muitas vezes algumas regras gramaticais são levemente relevadas a fim de desenrolar a conversa de forma mais rápida e objetiva, porém dentro de uma organização essa informalidade não pode ocorrer, haja vista os documentos, por se tratarem de comunicações empresariais que carregam a imagem da empresa.

A objetividade na comunicação empresarial é essencial para a empresa, atualmente não há mais espaço para frases longas e rebuscadas com dizeres tais como “Reitero protestos de elevada estima..” , atualmente as empresas prezam por comunicações que seja o mais clara possível e breve, mas que não omita nenhum aspecto importante. A clareza é algo que muitas vezes se torna um desafio para o emissor, exige conhecimento do tema a ser exposto e também a forma correta que deve ser feito, pois muitas frases podem aparecer no texto com duplo sentido, prejudicando o objetivo da mensagem.

Apresentar um texto com o máximo de informações no mínimo de palavras possíveis diz respeito à concisão, prestar atenção às palavras usadas na estrutura do texto, verificando se realmente é necessário cada termo usado, a fim de melhorar a estrutura do texto, pois na década de 70 usava-se muitos clichês que marcaram os textos da época, porém atualmente este modo de escrita caiu em desuso, por isso a concisão é característica essencial nos tempos modernos.

Não se pode deixar de citar a coerência, que é a ligação harmônica, conexão, lógica, nexo, entre as palavras dentro de uma frase, principalmente dentro da linguagem escrita, não se pode simplesmente jogar palavras dentro de uma frase e montar um texto, deve se observar o sentido de cada palavra para que a mesma caiba no contexto, para isso usamos a coerência, característica essencial para o entendimento de um texto bem redigido.

Atento às características já relacionadas também devemos atentar para à formalidade das comunicações nas organizações, pois atualmente não podemos usar expressões que normalmente usaríamos em uma conversa com um velho amigo, deve-se evitar quaisquer tipos de regionalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com