TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dificuldade Das Escolas E As Mudanças Sociais

Por:   •  14/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA I

Aluna: BIANCA PORFIRIO BASTOS

RGM: 29688612

Polo: POSITIVO CASCAVEL

Tutor: VITORIA SOARES FREITAS

A dificuldade das escolas e as mudanças sociais

Introdução

Este trabalho tem o intuito de identificar os motivos que crianças e jovens abandonavam os estudos.

E analisar trajetos e dificuldades encontradas por alunos que optaram a desistir de continuar estudando por motivos de desigualdade social e a discriminação.

Desenvolvimento 

Foram muita dificuldades e lutas para se chegar a grandes mudanças dentro de sala de aula, mas quando se fala em evasão escolar o desafio ainda continua, pois ainda este problema é muito frequente. O abandono dos estudos é devido a fatores específicos, sendo a necessidade financeira, o desinteresse pelos estudos, o desinteresse dos pais, nos casos das mulheres a gravidez e as tarefas domésticas.

E uma das grandes adversidades encontradas em alunos desistentes era a desigualdade racial, segundo estudos realizados em 2019 pelo IBGE, 71,7% dos alunos que abandonaram a escola são negros e que 27,3% destes alunos são brancos, isto mostra que os alunos negros e brancos possuem tratativas distintas. A exclusão ainda é evidente no meio social e escolar, e precisamos repensar e lutar contra as diferenças, a educação deve ser de igual para todos, sem desigualdades de classes, apenas se importando com o processo e transformação do aluno, fornecendo todo acesso que este aluno precisa.

De acordo com a Lei e diretrizes e bases da educação a LDB Lei n° 9.394 de 20 de Dezembro de 1996: Art. 3 § 1- A igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”.

Portanto, a educação é de todos, não apenas aqueles que possuem melhores condições, ou do aluno que tem a pele mais clara, ou até mesmo excluindo o analfabeto que não teve chances de aprender a ler. E a escola hoje precisa desenvolver e diminuir o preconceito, levando uma educação antirracista, ensinando com responsabilidade aos alunos, que todos somos iguais, embora cada um com suas histórias e crenças, mas com um único objetivo, o respeito.

Considerações Finais: O problema da evasão escolar deve ser tratado com grande importância e com um olhar voltado a entender as dificuldades e necessidades passadas pelos alunos. Muitos abandonam a escola por não conseguirem acompanhar o restante dos colegas, por auxiliar os pais financeiramente em casa, e a luta diária com alunos pobres e negros.

A escola e o estado devem identificar os motivos do abandono, motivar e interessar os alunos, ouvindo e ajudando a resolver problemas cotidianos. Esse problema é de muita importância no envolvimento em sala de aula. Acredito na mudança, na inclusão social e na educação para todos.

Referências

LEI Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Planalto. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01, de Maio de 2022.

Desigualdade Racial na educação brasileira: um Guia completo para entender e combater essa realidade. Instituto Unibanco. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/desigualdade-racial-na-educacao. Acesso em 01, de Maio de 2022.

Pacievitch, Thais. Evasão Escolar. Info Escola. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/evasao-escolar/. Acesso em: 01, de Maio de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com