TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA / QUÍMICA

Por:   •  31/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TEMA: JOGOS OLÍMPICOS ( OLIMPÍADAS)

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA / QUÍMICA

ALUNO:VICTOR EMANUEL MEDINA GUEDES

TURMA: 2 MC

Dopping

Conhecido também  com dopagem química ou simplesmente dopagem é a utilização de substâncias proibidas pelo atleta em um desporto que podem os tornar mais forte e rápido, sendo ilícito esse tipo de rendimento tanto no atleta humano como no animal o que o torna que é proibido em campeonatos e torneios.

As substâncias que são avaliadas em exames de dopagem são dividas em classes farmacológicas:

Estimulantes: pseudoefedrina, efedrina, anfetamina, etc.

Narcóticos: morfina, codeína, propoxifeno, etc

Agentes Anabolizantes: testosterona, nadrolona, estanozolol, etc.

Diuréticos: hidroclorotiazínicos, furosemida, etc

Betabloqueadores: propanolol, atenonol, etc.

Hormônios peptídeos e analógos: hormônio do crescimento, eritropoetina, corticotropina.

Três substâncias de uso frequente por atletas e detectadas no doping:

  • EFEDRINA:

A Efedrina é derivada da anfetamina, muito utilizada em médicamentos para emagrecer,pois acelera o metabolismo o que causa a queima de gordura rápida, seus efeitos colaterias são ventos cardiovasculares adversos como hipertensão arterialtaquiarritmiasinfarto do miocárdio e morte súbita, além de relatos desenvolvimento de arritmias.

Sua fórmula molecular é  C10H15NO

Cálculo da massa molar da Efedrina

C=12 X 10=120

H=1X 15=15                   M = 165g/MOL

N=14X1= 14

0=16X1=16

Cálculo da massa molecular da Efedrina

C=12 X 10=120

H=1X 15=15                   M = 165 u

N=14X1= 14

0=16X1=16

  • TESTOSTERONA

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino e um esteroide anabolizante, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutores, aumento da massa muscular, aumento e maturação dos ossos . Seus efeitos colaterais são  aumento  de  pelos, queda de cabelo, aumento do risco cardiovascular, engrossamento da voz, aumento do clitóris, além de dependência psicológica como depressão após a retirada, transtorno da imagem corporal e transtornos alimentares e irritabilidade e insônia.

Sua fórmula molecular é C19H28O2

Cálculo da massa molar da Testosterona

C=12 X19=228

H=1X 28 = 28                  M = 288g/MOL

0=16X2=32

Cálculo da massa molecular da Testosterona

C=12 X19=228

H=1X 28 = 28                  MM = 288 U

0=16X2=32

  • MORFINA

A morfina é um fármaco narcótico de alto poder analgésico usado para aliviar dores severas é   da classe dos opioides, que tem um potente efeito no tratamento da dor crônica ou aguda muito intensa, como dor pós-cirúrgica, dor causada por queimaduras ou por doenças graves, como câncer e osteoartrose avançada. Seus efeitos colaterais são tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e aumento da transpiração, seus maiores riscos pelo uso  são depressão respiratória, depressão circulatória, parada respiratória, choque e parada cardíaca.

Sua fórmula molecular é C17H19NO3

Cálculo da massa molar da Morfina

C=12 X 17=204

H=1X 19=19                M = 285g/mol

N=14X1= 14

0=16X3=48

Cálculo da massa molecular da Morfina

C=12 X 17=204

H=1X 19=19                M = 285u

N=14X1= 14

0=16X3=48

Na nutrição esportiva tem quatro nutrientes que são fundamentais,

carboidratos, proteínas, lipídeos e vitaminas e sais minerais. Selecione dois

alimentos que representam cada nutriente e fale como esse alimento ajuda na

melhora da performance dos atletas

  • Carboidratos :Constituem a principal fonte de energia para o nosso organismo e são as moléculas orgânicas mais abundantes da natureza. Eles são classificados, pelo número de subunidades, em monossacarídios, dissacarídeos e polissacarídeos.

-  Pães: Rica fonte de moléculas de carboidratos complexos (como as massas, as batatas e o arroz) que se transformam em glicogênio (reserva energética do organismo), o pão é sempre recomendado quando alguém vai fazer atividade física que exija, por exemplo, trabalho muscular de explosão. São fontes mais rápidas para reposição de energia.


-Açúcar: A glicose é um nutriente essencial para as principais rotas metabólicas de obtenção de energia. Por isso, o consumo de açúcar é essencial para garantir um bom desempenho esportivo tem dupla função a primeira  antes do treinamento, garante a disponibilidade de energia para sua realização e após o treinamento, ele tem uma função de recuperação, garantindo que o processo de supercompensação seja realizado e o risco de queda no desempenho e lesão muscular sejam reduzidos

  • Lipídeos: são uma classe de macromoléculas que incluem as gorduras e substâncias semelhantes. Assim como os carboidratos, os lipídios estão relacionados com o fornecimento de energia. Além de serem moléculas armazenadoras de energia, eles apresentam outras funções, como: formação das membranas (fosfolipídios); proteção dos órgãos de impactos; e atuação na manutenção da temperatura do corpo.

- Nozes:  O seu consumo em uma dieta saudável pode ajudar nesse equilíbrio, prevenindo as doenças cardiovasculares, auxiliando na produção dos glóbulos vermelhos, evitando o entupimento das artérias, favorecendo uma boa circulação sanguínea e beneficiando a saúde do coração,combate ao estresse, ou seja, essa substância também é responsável por amenizar os efeitos do estresse no dia a dia, aliviando a fadiga e o cansaço, fornecendo energia para as atividades que são porpostas diariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (795.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com