TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Teve Como Ponto Inicial

Por:   •  24/5/2020  •  Ensaio  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À EAD

A educação teve como ponto inicial

Universidade de Bolonha – criada em 1088

Período Vargas – De forma consistente com a industrialização, priorizou-se a formação técnica, que atenderia às demandas industriais, bem como à formação de uma elite. Dessa forma, a segregação de classes seria mantida. O governo Vargas se alinhava aos cafeeiros e aos industriais e montou uma estrutura educacional visando a expansão de seus negócios. Em torno de uma elite intelectual formada, surgem as PUC´s e ocorre a federalização das universidades.

A proximidade dos EUA com o envio de tropas para enfrentamento da Alemanha Nazista permitiu alguma transferência de tecnologia, sobretudo na área de gestão. E isso ocorreu através de institutos, como o Ford e Rockfeller. A contrapartida era maior liberalização do mercado, como ocorreu através do FMI. Além disso, era incipiente, requerendo ação do Estado no desenvolvimento do ensino. Com o aumento dos concluintes no ensino médio, a demanda por vagas no ensino superior.

A iniciativa privada atuando na área educacional superior a partir da década de 60. Como o Estado não conseguia ofertar vagas o suficiente para o nível superior, abriu margem para a universidade privada.

O incentivo à participação da iniciativa privada na oferta de cursos de nível superior não apenas abriram o mercado para a criação de unidades isoladas (faculdades ou institutos para cursos específicos), ou até mesmo universidades; elas criaram também várias assimetrias, ou melhor dizendo, anomalias no sistema: em primeiro lugar, organismos de financiamento nacional (tais como o BNDE e a Finep) passaram a transferir recursos para as universidades federais com a intenção de muni-las das condições necessárias para a realização de pesquisas e construção de laboratórios; em contrapartida, as universidades/faculdades particulares tiveram que se prover por conta própria, oferecendo as vagas que o sistema público era incapaz de disponibilizar.

A abertura do mercado iniciada ao final da década de 1990 reforçou a desregulamentação do Ensino Superior; a crise econômica brasileira causada pelo processo inflacionário, por sua vez, provocou a retração dos gastos governamentais em educação, em especial, para as universidades públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (23.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com