TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Física

Por:   •  25/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

História da Física

Pode-se constar como História da Física, a partir do momento que o homem começou a analizar os fenômenos naturais de modo racional, deixando de lado explicações místicas ou divinas.

Os indianos e gregos foram os primeiros a tentar racionalizar a explicação da Natureza. Antes de tais tentativas os fenomenos naturais e suas consequencias eram explicados por deuses e deusas.

A filosofia natural, como era chama a Física em seu primórdio,, confundia-se com a Quimica e com certas caracteristimas da Matemática e da Biologia.

Após viver em momento de respaudo na Grécia Antiga, tendo como principal nome Aristoteles, a Física entrou em declinio na Idade Média, tendo resurgido apenas durante o Renascimento, durante a revolução Cientifica.

Galileu Galilei é considerado o primeiro Físico em seu sentido moderno, tendo a Matemática como sua principal ferramenta. Galileu foi um dos pioneiros a descrever o real obejtivo de um cientitista; sua função é apenas descrever os fenomenos em vez de tentar explicá-los. Já dotado de um método científico, a Física teve uma notável evolução com Isaac Newton, que realizou a primeira grande unificação da Física ao unir Céus e Terra sob as mesmas leis da Física, a gravitação universal.

Nos séculos XVIII e XIX surgiram os fundamentos da termodinâmica e do eletromagnetismo, destacando-se Rudolf Clausius, James Prescott Joule e Michael Faraday. James Clerk Maxwell realizou funde eletricidade e magnetismo sob as mesmas descrições matemáticas e a Ótica se origina da teoria eletromagnética de Maxwell.

No início do século XX, ao tentar explicar matematicamente a radiação do corpo negro, Max Planck introduziu o conceito de quantum de energia. Em 1905, Albert Einstein apresentou, sob a forma de cinco artigos, as bases da Relatividade e da Mecânica Quântica. Tais "fenômenos rebeldes", como eram chamados, finalmente foram explicados, mas a ontologia determinista estrita e pontual, característica da mecânicam newtoniana, foi abalada seriamente, que foi agravada após a publicação do Princípio da Incerteza de Werner Heisenberg e do princípio da complementaridade de Niels Bohr.

Física no cotidiano

Podemos afirmar que a Física se desenvolveu com o propósito de explicar os fenômenos da natureza, desde os mais comuns até os mais complexos. Portanto, é bem natural que a Física esteja diretamente relacionada ao nosso cotidiano. Porém, a linguagem utilizada para retratar as ocorrencias do cotidiano, é completamente distinta daquela usada em parametro cientifico.

Você não costuma dizer, por exemplo, que está sofrendo os efeitos de uma elevada temperatura. Coloquialmente apenas diz que está com calor. No entanto, cientificamente, calor é energia em trânsito, portanto ninguém pode “estar” com ele.

Podemos citar vários exemplos de como a física está sim presente em nosso cotidiano:

Telefone celular: usa a parte da Física que estuda propagação de ondas, especificamente as microondas (mais de 1GHz)

O carro: o sistema de freio usa dinâmica dos fluidos, o ar condicionado usa a Termodinâmica para retirar o calor do habitáculo.

Um monitor de computador: usa o Eletromagnetismo para desviar para feixe de elétrons disparados na posição correta da tela.

Lampada fluorescente: física quantica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com