TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS/ILUSTRAÇÕES PARA A LITERATURA INFANTO-JUVENIL: COMPREENDENDO O TEXTO SOB UMA NOVA ÓTICA

Por:   •  13/11/2013  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS/ILUSTRAÇÕES PARA A LITERATURA INFANTO-JUVENIL: COMPREENDENDO O TEXTO SOB UMA NOVA ÓTICA

Gisele de Santana Góis

Grazielle de Menezes Araujo

Valdson José de Santana Junior*

RESUMO

Esta obra tem por finalidade apresentar a importância da leitura de imagens na literatura infantil que é bastante significativa para o desenvolvimento cognitivo e imaginação da criança, pois possibilita a este tipo de leitor, sua própria viagem, descobrindo, criando, construindo sua estória. Tal ação influenciaria de maneira espontânea e divertida a criatividade da sua imaginação, instigando a percepção das ilustrações por diversos ângulos, além de proporcionar uma interpretação que lhe ajudará no crescimento e na transformação de si mesma e do mundo que a cerca. A utilização de livros, de diferentes graus de relação entre as mais variadas imagens contribui para uma melhor compreensão desse território rico e complexo que é o livro ilustrado. O uso das ilustrações dos livros infantis no trabalho educativo pode despertar e promover a aprendizagem, por estar diretamente relacionado ao desenvolvimento da criança, de sua imaginação e criatividade, além da formação do hábito da leitura.

PALAVRAS – CHAVE: Criança; Imagens; Imaginação; Ilustração; Leitor; Leitura.

ABSTRACT

This work has aims to present the importance of the reading of images in the children’s literature that it is quite significant for kid’s cognitive development and children's imagination, because it makes possible to this kind of, his own trip, discovering, creating, building his story, influencing in a spontaneous and entertaining way the creativity of his imagination, leading the perception of the illustrations for several angles, besides providing an interpretation that will help him in the growth and in the transformation of herself and of the world that the fence. The use of books of different relationship degrees among the most varied images contributed to a better understanding of that rich and complex territory that is the cultured book. The use of the illustrations of children’s books in the educational work can aid awake and promote learning, related to directly for being their development of his imagination and creativity, besides the formation of the reading routine.

KEY- WORDS: Child; Illustration; Images; Imagination; Reader; Reading.

Segundo Manguel (1997, p 19) “a leitura da palavra é somente uma das possibilidades da Leitura de mundo”. Partindo desse pressuposto, a Leitura na Literatura infantil por meio de imagens e Ilustração é um fator essencial no desenvolvimento infantil, pois possui a função auxiliadora onde proporciona uma interpretação que ajudará no crescimento e na transformação da criança e do seu mundo.

A literatura infantil alimenta o imaginário, contribui para diversas resoluções afetivas, intelectuais e artísticas essenciais no desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, portanto é um ponto de partida na construção da personalidade. Aprender a ver o conteúdo do universo literário nas imagens é algo que se pretende, onde muitas vezes as figuras superam as palavras como meio de comunicação predominante, pelo que se torna urgente perceber a relação entre a imagem e a palavra. Permitindo um efeito estético da Imagem e Ilustração que introduz dados complementares na apreensão e nas habilidades comportamentais e emocionais, assim para o universo imaginário de cada indivíduo contribuem os fatores mais diversos da leitura.

A partir dos estudos de Paul Faucher (1898-1967) que surgem obras, a princípio intituladas “álbuns de figuras” que tinham o ideal pedagógico e educativo, pois facilitava o processo educacional. É neste sentido que em 1931, nascem propriamente os primeiros álbuns (Je decoupe e Je fais mês masques) os quais deram inicio a coleção “Álbums du Père Castor” que vai-se constituir em uma das grandes conquistas editoriais na divulgação dos princípios da Escola Nova.

[...] a leitura inteligente, aquela que esclarece e enriquece o espírito, depende não só da aquisição do mecanismo da leitura, mas de toda uma educação preparadora. Esta educação, esta pré-leitura é, precisamente a razão de ser alguns de nossos álbuns de figuras e de atividades. /.../ Os “Albums du Père Castor são um apelo à atividade da inteligência e da imaginação.

Assim, estes, tornaram se um veículo de educação ativa, capaz de tocar diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com