TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA INFANTO JUVENIL

Artigos Científicos: LITERATURA INFANTO JUVENIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 5

A Literatura infanto-juvenil como alternativa para o desenvolvimento do educando.

Milton Pereira Simas

Professora –Tutora externa:

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em letras (TEO 0071)- Psicologia da Religião

18/02/09

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo expor a importância da literatura infanto- juvenil, partindo do pressuposto que propõe a temática, sendo assim, apresenta-se como alternativa facilitadora para a construção do desenvolvimento social do educando. Na realidade não é um assunto novo, porém pouco utilizado no cotidiano escolar. E a pergunta que surge neste contexto é: como o leitor pode exercer o senso critico por meio da leitura da literatura infanto juvenil através da utilização da diversidade textual deste segmento literário? Com isso é necessário que o professor oriente o educando, na organização do pensamento como base para toda e qualquer aprendizagem, pois a literatura torna-se recurso didático de grande aplicação e valor no processo ensino-aprendizagem e é um importante motivador para formar futuros leitores, enfim compreender a leitura como instrumento de construção da cidadania, norteando as relações interpessoais destes sujeitos com o conhecimento.

Palavra chave: Literatura Infanto juvenil; Ensino-aprendizagem; -Senso Critico- Cidadania.

1-INTRODUÇÃO

No atual cenário educacional brasileiro que nos encontramos , sabemos como é necessária a leitura, principalmente dentro das escolas, em função de sua importância, e igualmente importante também se torna o incentivo dado a ela por parte dos professores para com seus alunos. Trabalhar com leitura de literaturas, principalmente adolescentes, é muito importante, por que é nesta fase que se vivem conflitos próprios da idade, tornando uma grande aliada em fazer a grande diferença na vida deles.

Sendo assim não há dúvida de que a leitura da literatura infanto juvenil é um caminho muito importante para os informes e, principalmente, para a formação social do educando. Nem sempre essa é uma das tarefas mais fáceis, pois ela apresenta dificuldades e propõe muitos desafios, os quais exigem dos adultos, pais e educadores, não apenas boa vontade, mas também esforço e dedicação constantes. Tentar superá-los é a meta prioritária para qualquer um que queira enfrentar essa barreira e, com isso, ajudar a mudar o rumo da história de cada educando, fazendo o entender que quem lê transcende o tempo e se permite uma viagem de prazer indescritível, visto que a leitura é uma experiência pessoal, ímpar. Segundo Lajolo, “ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida” (LAJOLO, 2002, p. 6). Com isso acredita-se, que um leitor competente, crítico ou criativo é aquele que, por iniciativa própria, seleciona, de acordo com as suas necessidades e interesses, o que ler entre os vários tipos de textos que circulam socialmente. Para que isto se efetue, compreendemos a escola como uma fundamental mediadora nesse processo, através de práticas constantes de leitura organizadas em torno de uma diversidade de textos. Como é na escola, na maioria das vezes, que os alunos têm contato inicial com a leitura, entendemos que ela também possa ser, por seu caráter legítimo, esse lugar de fomento. A literatura se expressa como uma necessidade universal que precisa ser satisfeita, o que o torna um direito e fator indispensável da humanização; assim como não é possível haver equilibro psíquico sem o sonho. Pode não haver equilibro social, sem a literatura.

O conhecimento das diversidades sociais e culturais; são de suma importância na modelagem do individuo, as quais ele pode adquirir em contato com a literatura Infanto juvenil. Cada sociedade cria suas manifestações ficcionais, poéticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com