TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA

Exames: A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PALOMA RIBEIRO DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA

Avaré

2013

PALOMA RIBEIRO DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.

Avaré

2013

INTRODUÇAO

Nesse trabalho pode-se observar a importância da brinquedoteca em uma escola e a falta que ele faz na vida de seus alunos. O ambiente educacional deve implantar o espaço lúdico oportunizando o direito de brincar e o resgate da ludicidade à criança, estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente de julho de 1990, artigo 16 e inciso IV, "o direito à liberdade de brincar, praticar esportes e divertir-se".

Considera-se então, a Brinquedoteca um espaço mediador de aprendizagens fundamental para compor o âmbito escolar, fazendo parte de suas estruturas com práticas educativas que estabelece relacionamento entre professor e aluno, maximizando as possibilidades o aprender, de forma livre, espontânea, prazerosa, com interação entre o objeto de conhecimento e com o outro, com tomada de decisão, com criticidade, enfim, situações que fazem parte das atividades lúdicas.

DESNVOLVIMENTO

Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.

O mundo da brinquedoteca proporciona à criança compreensão de muitas coisas através do brincar, entre elas a compreensão de si, dos outros, dos adultos e do mundo.

De acordo com alguns estudos, o jogo ou a brincadeira são atividades voluntárias e têm como características fundamentais o fato de ser livre, ter no faz-de-conta um forma de representação de um desejo ou realidade. Por isso ela é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar, a criança vivencia diversas atividades lúdicas, na verdade a criança passa a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo. Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, libera suas emoções (desejos e sentimentos), desenvolve sua criatividade, adquire conhecimentos, desenvolve sua auto- estima e se socializa.

A brinquedoteca seve para fazer as crianças felizes, este é o objetivo mais importante. Além disso, são também objetivos:

- Desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade;

- Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e descobertas;

- Incentivar a valorização do brinquedo e da brincadeira como recursos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional;

- Dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar;

- Enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias.

- Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando alguém ou perdendo tempo;

- Estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção;

- Favorecer o equilíbrio emocional;

O local de instalação da Brinquedoteca deve ser composto por diferentes ambientes, simples ou sofisticados, com materiais recicláveis (construídos manualmente) ou industrializados (prontos). Mas, é essencial que a estrutura e os objetos decorativos (mobília, decoração) ofereçam às crianças liberdade, segurança e motivação para brincar, expressar e criar, seja individual ou coletivamente, mas exercer suas práticas sociais.

Para implantá-la, é necessário ter definido os objetivos e o público alvo a ser atendido. Em seguida, as atividades ofertadas, a localização e instalação da mesma, as regras e normas para atendimento, a composição dos objetos (acervo) a ser oportunizado, e mais que decisivo, o profissional que fará a mediação das atividades no local, ter conhecimentos básicos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com