TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

     Para trabalhar a matemática de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, é necessário mostrar aos alunos o quanto a matemática pode ser interessante e ao mesmo tempo divertido. A maioria dos professores de matemática dessas series trabalham muito com o cognitivo, e esquecem o quanto é importante criar uma afetividade com os alunos. Percebendo a dedicação, o carinho e como o professor está disposto a ajudá-lo a compreender e aprender o conteúdo, provavelmente o aluno irá facilmente se apropriar do conteúdo transmitido.

           Professora de educação matemática tende a precisar de um pouco mais de conhecimento e paciência, diferente das outras matérias como: Geografia, ciências, história e português que a criança já tem uma base durante seu crescimento e uma grande noção, porém na matemática é um conteúdo que quase sempre é desconhecido para o aluno e por isto deve ser apresentado de uma maneira que ele aprenda e tenha curiosidade e vontade de cada vez se aprofundar mais, caso contrario além das notas baixas, a discriminação e exclusão em sala de aula e até punição por parte de pais e professores ajudam a construir um sentimento negativo pela matemática.

          Além de afetar o desempenho escolar da criança, o sentimento de transtorno causado pela matemática pode, interferir na vida profissional, por não gostarem da disciplina, muitas pessoas escolhem cursos que não a incluem cálculos como o curso de Pedagogia, a maioria dos estudantes acaba escolhendo por não envolver números, porém, logo verifica que terá de dar aulas de matemática no Ensino Fundamental e acaba se frustrando e frustrando seus alunos, sendo o primeiro contato que a criança tem com a matemática é através de uma professora que não gosta da disciplina ou não a domina e essa falta de preparo e interesse acaba afetando a relação do aluno com a matemática.

Referências:

 BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BISHOP, A. Enculturación matemática: la educación matemática desde una perspectiva cultural. Barcelona: Paidós, 1999.

 FONSECA, M. da C. F. R. O evocativo na matemática: uma possibilidade educativa. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1991.

MARQUES, R. A. Professoras dos primeiros ciclos do ensino fundamental: a compreensão de si mesmas como educadoras matemáticas. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

PONTE, J. P. SERRAZINA, M. L. Didática da matemática do 1º ciclo. Lisboa: Editora da Universidade Aberta, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com