TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSPEÇÃO DE SEGURANÇA EM AMBIENTE OCUPACIONAL: LABORATÓRIO DE COMPÓSITOS E OFICINA DE USINAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS-BELÉM

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.425 Palavras (30 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 30

NOME DA FACULDADE

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI UNIVERSAL

 

        SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

CARMEN LÚCIA QUARESMA CORRÊA

INSPEÇÃO DE SEGURANÇA EM AMBIENTE OCUPACIONAL: LABORATÓRIO DE COMPÓSITOS E OFICINA DE USINAGEM DO

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS-BELÉM

                                                           

[pic 1]

[pic 2]

                                                           

CIDADE: BELÉM

                                                        ANO :2020

INSPEÇÃO DE SEGURANÇA EM AMBIENTE OCUPACIONAL: LABORATÓRIO DE COMPÓSITOS E OFICINA DE USINAGEM DO

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS-BELÉM

CARMEN LUCIA QUARESMA CORRÊA

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

Resumo

 É notório a presença de diversos perigos e riscos ocupacionais nas atividades laborais, seja em órgãos privados ou instituições públicas de ensino. A exposição do servidor e discentes a estes riscos deve ser minimizada visando preservar sua segurança e saúde. Desta forma, o objetivo deste projeto foi identificar, por meio de uma inspeção planejada com aplicação de questionários estruturados, pontos de vulnerabilidade em não conformidade com a norma vigente, no laboratório de compósitos e Oficina de Usinagem do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Belém, com o intuito de elaborar um Plano de Ação a fim de mitigar os pontos vulneráveis identificáveis, e por fim produzir mapa de risco do ambiente ocupacional pesquisado com base nos riscos ocupacionais (físico, químico, biológico, ergonômico e mecânico). objetivando verificar os pontos positivos e negativos presentes no ambiente supracitado.  Resultado. A grande quantia de riscos representados no mapa de risco pode dificultar a interpretação de seus dados, entretanto, cabe a instituição a minimização desses riscos, reduzindo assim tal problema, além de melhorar as condições de trabalho. Por esses motivos supracitados podem vir a comprometer gravemente a segurança e a saúde física dos servidores e alunos durante o desempenho da atividade laboral. Os riscos levantados foram discutidos, analisados e comentados, oferecendo recomendações e sugestões de melhorias no ambiente de ensino investigado.  

Palavras-chave:  Inspeção de segurança, Plano de Ação, Mapa de Riscos Ocupacionais,

1 -Introdução

As Instituições de Ensino Superior – IES – no Brasil, como as universidades, são extremamente carentes no desenvolvimento de programas na área de segurança do trabalho, mesmo sabendo-se que atividades com alto risco são realizadas nesses locais. Como exemplo, pode-se citar os laboratórios, os quais apresentam inúmeros riscos ambientais que podem ser identificados de diferentes maneiras, seja por um produto químico, incêndio, eletricidade ou imprudência do próprio usuário, causando danos materiais ou acidentes pessoais (Leite et. al, 2018).

Este temática foi abordada de forma teórica baseada nos conhecimentos em Higiene e Saúde do Trabalho e Normas e Legislação Aplicadas a Segurança do Trabalho, disciplinas estas dos módulos I e III do Curso Subsequente de Técnico em Segurança do Trabalho deste Campus pesquisado, haja vista que as ambas interagem dentro do projeto para investigação do problema proposto, uma vez que que qualquer ambiente profissional pode estar sujeito aos riscos ocupacionais ora ocasionados por condições inseguras no ambiente de trabalho, ora por atos inseguros do próprio indivíduo, e por esses motivos supracitados  podem vir a comprometer gravemente a segurança e a saúde física dos servidores e alunos durante o desempenho da atividade laboral.

Tendo em vista a problemática apresentada e entendendo que as instituições de ensino tem um papel fundamental na divulgação e sensibilização dos temas referentes a segurança laboral, este trabalho teve como objetivo geral realizar inspeção de segurança em ambiente ocupacional, mais precisamente no laboratório de compósitos e Oficina de Usinagem do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Belém.

1.1 - Justificativa

A busca em prol da segurança e saúde do trabalhador deve ser parte das prioridades em qualquer ramo de organização.  O não cumprimento dos termos citados pela Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego e demais legislações acerca do assunto, propicia ambientes favoráveis à ocorrência de acidentes laborais, além de tornar vulneráveis as organizações à aplicação de penalidades (Perez, 2017).

A presente pesquisa tem a sua relevância pois contribui ao verificar possíveis pontos de vulnerabilidade em não conformidade com a norma vigente no ambiente ocupacional do laboratório de compósitos e Oficina de Usinagem do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Belém, bem como ao elaborar um Plano de Ação para correção das inadequações e produzir o Mapa de risco do ambiente ocupacional em questão, haja vista da escassez de estudos produzidos para tal fim na referida instituição.

Com os conhecimentos adquiridos em Higiene e Saúde do Trabalho e Normas e Legislação Aplicadas a Segurança do Trabalho, fundamentado perante ao cumprimento das Normas Reguladoras (NR) estabelecida em lei pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),  este relatório nos permitiu uma maior compreensão deste problema que é de grande relevância para este órgão público, pois tem impacto direto na qualidade de vida dos indivíduos e consequentemente no desempenho das atividades laborais da organização.

1.2 -Objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (644.9 Kb)   docx (419.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com