TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da psicomotricidade na escola

Por:   •  26/7/2017  •  Abstract  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da psicomotricidade na escola

        A psicomotricidade auxilia no desenvolvimento infantil, principalmente na primeira infância, fase entre zero e seis anos de idade. Também é considerada uma fase de descoberta e aprendizado, sendo um período de fundamental importância no desenvolvimento cerebral. A psicomotricidade tem, entre seus objetivos, trabalhar a criança através do seu movimento nas suas diversas relações interferindo de maneira positiva na interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais.

Trabalhando o desenvolvimento psicomotor dentro da escola, é possível prevenir problemas de aprendizagem e desenvolver a lateralidade, noção espacial, noção de tempo, consciência corporal e equilíbrio. Assim, a psicomotricidade traz benefícios, pois facilita a aquisição de conhecimentos através da consciência corporal, afetividade, maturação e cognição. Mas, também é necessário garantir que a criança realize um movimento correto para que assim possa se fazer um movimento fino mais preciso o qual não ocorrerá em lesões, e que permita formar esquemas corporais para permitir a expressão dos sentimentos desta criança por meio do corpo.

Piaget traz que “os princípios que norteiam um ambiente estimulante e principalmente feliz para a criança estão interrelacionados e são interdependentes: autoestima, motivação, aprendizagem e disciplina. No campo afetivo, é possível ajudar a criança a criar sentimentos positivos em relação a si mesma, pois se sentindo valiosa e segura, o êxito escolar estará garantido.”

Uma das maneiras de se trabalhar isso é utilizando atividades recreativas, que podem proporcionar um equilíbrio sócio afetivo entre as crianças. O que possibilita criar também uma consciência e um respeito ao espaço do colega, além de construir uma segurança que permita a criança a se expressar, o que acaba valorizando sua autoestima e permita que ela crie uma identidade, se tornando um ser único e valorizado dentro da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com