TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Incerção Dos Recursos Tecnologicos Na Escola

Trabalho Universitário: A Incerção Dos Recursos Tecnologicos Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 11

A incerção dos Recursos Tecnologicos na escola

Edson Marcelino da Silva

Francisco Gardiel de Lima Souza

1. Introdução

O presente ensaio tem por objetivo de discutir sobre o uso dos Recursos tecnológicos no âmbito escolar e de podermos fazer uma breve discussão sobre a inclusão digital e que possibilite a equipe gestora, professores e aluno de ter o contato com o uso das novas tecnologias nas escolas, objetivando dar um auxílio nos desenvolvimentos das aulas, com o uso das tecnologias.

Vimos que nas últimas décadas foi um período que houve uma grande expansão do uso das tecnológicas e que aliados a educação possibilitaram a universalização das informações, fazendo deles um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem, onde o aluno passa a interagir de forma mais constante, assim criando um espaço mais colaborativo de aprendizagem onde o professor passa a ser também mediador e incentivador na busca do conhecimento.

Segundo Moran (2006) “a Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas.”

Neste contexto podemos considerar que a tecnologia estando aliada à educação, promovendo no universo escolar uma concepção de cidadania, pois estimula na produção de conhecimento e onde democratiza uma ascensão ao conhecimento e potencializando sua emancipação social.

São por esses e outros fatores que vão fazer da escola uma nova concepção para o ensino, onde todos os envolvidos estão preparados para a utilização das TIC’s, e onde a escola é um dos principais responsável por formar os alunos com suas responsabilidades e de buscar a construção do seu próprio conhecimento.

2. Desenvolvimento

No ambiente escolar atual, a utilização das TIC’s tem um papel importantíssimo, tem como função principal a de transpor as muitas barreiras que são convencionais, e podendo proporcionar um novo ambiente onde possa ter a renovação de conteúdos, objetivos e essencialmente, dos métodos. A utilização das TIC’s tem proporcionado aos alunos a aquisição de informação, adequada há seu dia-dia, permitindo a criação de um novo contexto de troca e de interação.

Não podemos negar que com o uso das TIC’s, e principalmente através do uso do computador e da internet, foi apresentado um novo direcionamento para a comunicação e a educação. E é com essa base que a escola ao desempenhar seu papel fundamental, o de educar, ter que incorporar em suas práticas o uso das tecnologias da informação e comunicação, pois, formando assim os seus alunos possibilitará através dela desenvolver atividades complexas com maior facilidade.

Os professores para atuar nos dias atuais devem ser capazes de conhecer muito mais do que simplesmente o conteúdo de suas disciplinas e as práticas pedagógicas tradicionais. Tem que ter a competência para poder atuar e abordar a seus alunos sobre um mundo que culturalmente convive com diversas outras formas de expressão.

A formação do professor deve ser adequada às necessidades atuais e que possam estar envolvido em um contexto educativo e social que esta sempre em constante evolução.

MORAN (2000) refere-se às novas tecnologias que são aplicadas à educação que são “... importante, pois permitem a ampliação do espaço e do tempo na sala de aula, possibilitando a comunicação presencial e virtual, o estar junto, num mesmo espaço ou em espaços diferentes (conhecido como educação à distância). Porém KENSKI (2001) entende que “a tecnologia como ferramenta de transformação do ambiente tradicional da sala de aula, buscando a produção do conhecimento de forma criativa, interessante e participativa, possibilitando ao educador e educando aprenderem e ensinarem usando imagens, sons, formas textuais, e com isso adquirirem os conhecimentos necessários para a sobrevivência no dia-a-dia em sociedade.

3. Para Ensinar e Aprender com o uso das TIC’s

A princípio, os professores tinham receio na utilização das TIC’s. Porem nos dias atuais este receio não condiz com o contexto atual, pois a educação deve acompanhar a evolução dos recursos tecnológicos, fazendo deles um de nossos grandes aliados no processo de ensino aprendizagem, pois trabalhando de forma atraente e dinâmica este é um dos caminhos para chamar atenção dos alunos. Ao se trabalhar, com o auxilio das Tecnologias da Informação e comunicação, Kenski (1996) constata-se que:

“a aprendizagem pode se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do seu imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos.”

Com o uso das TIC’s o professor deve atentar-se para pode usá-lo de formas diferentes e de forma interativas em salas de aula, pois temos que ter a responsabilidade de fazer com que nossos alunos compreendam sobre o mundo natural e cultural em que vivem. Sendo que é indispensável o desenvolvimento contínuo de modo que possam ser melhores avaliados. Por isso os professores têm por obrigação de saber manusear as novas tecnologias e poder ajudar seus alunos a aprenderem a usá-los e não se permitirem que sejam usados por eles.

A educação precisa rever os métodos curriculares e poder preparar os seus professores para poderem se adaptar ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pois o uso das novas tecnologias deve servir ao professor não só em relação à atividade de ensino, mas também na sua atividade de pesquisa. E a partir desta do uso das TIC’s cada professor adapta suas necessidades e realidades escolares, produzindo uma maneira própria de utilização, sempre em sintonia com o projeto político pedagógico de sua escola.

E por fim, todos têm que ter o compromisso e a preocupação com a educação e não devemos deixar de mostrar a importância de se repensar sobre os métodos docentes e sobre uma maior valorização da metodologia de interação e colaboração de todos, pois devem estar presentes na educação.

4. As Tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar

O uso das tecnologias nas escolas brasileiras começou a partir do ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com