TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA

Artigo: RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho por suas características e encaminhamentos constitui-se em um estudo bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Acy de Barros Pereira no Município de Xinguara PA, com a colaboração da direção da escola. Diante da discussão percebemos que se faz necessário destacar a importância do uso das tecnologias, ou seja, temos que adequarmos a esse mundo globalizado de forma abrangente e consciente de que as mudanças estão aí, e temos que adaptarmos a ela. É nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor, mas também para os funcionários de um modo geral, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo.

Desenvolvimento

A inserção dos recursos tecnológicos em escolas publica e Estaduais tem levantado inúmeras discussões sendo elas positivas e negativas. Em todas as áreas, é possível observarmos não somente o uso das tecnologias, como também as influências e transformações provocadas por ela. Na educação, o seu uso traz novas possibilidades encantando e seduzindo quem dela faz uso, também traz a necessidade de refletir sobre a prática pedagógica que precisa ser re-significada.

Recente pesquisa aponta que, apesar de os computadores já terem chegado à maioria das escolas públicas brasileiras, eles ainda são pouco utilizados pelos professores em sala de aula. Esse é o resultado de um levantamento feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável pela pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Realizada em 497 instituições de ensino municipais e estaduais de todas as regiões urbanas do país, a pesquisa identifica usos e apropriações das TIC’s nas escolas públicas brasileiras e aponta que falta capacitação para os professores saberem usar as máquinas e a Internet no ensino pedagógico. Foi justamente isso o que percebemos na entrevista que fizemos, a escola possui laboratório de informática com internet, TV, DVD e data show, possui um técnico que é o professor de informática, contudo somente alguns professores utilizam os computadores da escola, eles sentem cada vez mais claros o descompasso no domínio das tecnologias e, em geral, tentam segurar o máximo que podem, fazendo pequenas concessões, sem mudar o essencial. Alguns professores precisam deixar o comodismo e tornar-se “Professor Pesquisador”. Eles percebem que precisam mudar, mas não sabem bem como fazê-lo e não estão preparados para experimentar com segurança o que lhe são apresentados. Muitas instituições também exigem mudanças dos mesmos sem dar-lhes condições para que eles as efetuem. Freqüentemente alguns administradores introduzem computadores, conectam as escolas com a Internet e esperam que só isso melhore os problemas do ensino, mas se frustram ao ver que tanto esforço e dinheiro empatados não se traduzem em mudanças significativas nas aulas e nas atitudes do corpo docente. Devido a essas dificuldades os professores da escola onde foi feita a pesquisa se apegam a TV e DVD que são recursos mais fáceis encontrados por eles.

Segundo Juliana Telles (2011, p. 5). “Apesar dos avanços no campo da tecnologia educacional, ainda persistem resistências. O “medo” da substituição do professor pelo computador parece já superado, mais sobrevive o “medo do novo”.

De acordo com Saviane “sem o domínio do conhecimento não é possível incursionar no desconhecido”, ou seja, como os professores ainda não se apropriam dos conhecimentos tecnológicos, eles necessitam de cursos de formação para sanar suas deficiências tecnológicas lembrando que esses professores tem que adequar-se as novas tecnologias para seu crescimento pessoal e intelectual.

Demo (1998) alerta que as tecnologias estão presentes cada vez mais na sociedade. Sua utilização é fundamental, pois a educação constitui-se "na mais eficaz instrumentalização para a cidadania" (p. 23) porque possui a capacidade de desenvolver conhecimento próprio sobre a tecnologia e democratizá-lo. Hoje com os laboratórios de Informática nas escolas inclusive na escola citada acima a comunidade escolar de um modo geral participam de cursos de informática no período noturno uma vez que os alunos utilizam o laboratório para pesquisas e aulas durante o dia. A aula de computação ministrada no momento não apresenta software educativo para que ajude os alunos com déficit de aprendizagem em sala de aula, eles utilizam apenas o básico o que deixa a desejar na disciplina em dificuldade

Conclusão

Concluímos então que as políticas públicas federal, estaduais e municipais pensem mais na educação e invistam em seus profissionais tomando medidas inovadoras com urgência, somente assim estaremos garantindo a essa parcela da sociedade uma competitividade mais justa e flexível neste mundo de conflitos e incertezas.

Oferecer o direito de acesso às novas tecnologias de comunicação, principalmente a Internet, a todos os cidadãos brasileiros é assegurar o direito de seu uso cultural e social, pois na escola acima citada não há nenhum projeto mantido pelos órgãos públicos referente à utilização das tecnologias, Isso posto elaboramos um projeto com a tentativa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com