TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intolerância no Ambiente

Por:   •  11/9/2019  •  Seminário  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 9

Portfólio

Nome: Mayron de Souza Xavier

RGA: 2018.0904.011-6

Identificação

Meu nome é Mayron de Souza Xavier, tenho 19 anos, trabalho em uma empresa de internet e moro sozinho aqui mesmo em Paranaíba.

Escolhi o curso de matemática por me identificar com o estude dos números e a didática envolvida no curso, mas planejo fazer outro curso após este um que envolva computador, como a engenharia da computação que tenho grande interesse.


Atividades trabalhadas

Show Cultural

A primeira atividade foi amostras de musicas brasileiras e internacionais.

Foi organizado por membros da própria universidade, o que não deixou a desejar em nenhum momento tendo seu auge em uma musica de Raul Seixas, Metamorfose Ambulante, onde todos entraram na “vibe” e cantaram junto, a melodia incendiando a faculdade com aquele clima leve e juntando todos os cursos em uma só voz, diferente dos outros dias quando poucos são vistos juntos se descontraindo no corredor, geralmente estão em aulas cansativas e que trazem a exaustão do universitário.

Portanto, identifico a importância de tal evento onde se trás paz em meio a tanto caos que é a vida de um universitário aonde até alunos que iriam embora pararam para participar.

[pic 1]

Conceito de avaliação, definição de portfólio e a importância do mesmo no ensino superior.

Avaliação 

  • O que aluno aprendeu em determinado tempo;
  • Provas como recurso único (ou mais simples e fácil de aplicar e corrigir);
  • Sendo insuficiente para mostrar a realidade, ou seja, o que o aluno realmente aprendeu durante aquele período sobre determinada matéria.
  • Um exemplo de sua insuficiência seria a famosa decoreba, onde se decora a matéria para prestar exames escolares, mas sem a preocupação de entendê-los ou relacioná-los.
  • Portando, requer uma abordagem pragmática orientada para a auto-regulação da aprendizagem.

O portfólio seria uma melhor forma de avaliação, pelo fato de ser um meio que avalia o aluno durante as aulas podendo ser feitos vários trabalhos para agregar o portfólio, trabalhos esses onde se trabalharia todo o potencial da disciplina e do aluno, não deixando estagnado a apenas uma coisa como uma maquina de decorar e esquecer.

Pode se notar que pouca matéria realmente é recordada da escola, essas poucas matérias foram recordadas pelo fato de que o professor (a) trabalhou de forma diferente ou tocou muito no assunto fixando e ensinando efetivamente.

A importância do portfólio, não é somente importante no ensino superior como deve ser adicionado ou modificado para que seja implementado nas escolas de ensino fundamental e médio para que se desenvolva melhor o aprendizado, mas é de grande importância no ensino superior pelos fatos que foram ditos anteriormente e ainda mais por ser onde saíram profissionais não a espaço para decorebas e meio aprendizado deve se realmente aprender e aprender da melhor forma possível.

Estudos sobre desenvolvimento

  1. Quais são as variáveis internas e externas que influenciam o desenvolvimento?

O desenvolvimento se dá através da relação entre o meio que esta inserido o indivíduo e seu psicológico diante disto, ou seja, tem a necessidade que o indivíduo esteja inserido em um ambiente onde haja o contato com pessoas mais velhas, com a cultura, com crianças de outra faixa etária para que assim tenha um desenvolvimento. Por este fato o aprendizado vem para que haja um desenvolvimento.

Tendo em vista isto temos que as variáveis internas é o processo de crescimento do indivíduo onde com crescimento ele se desenvolve e aprende consequentemente.

E as variáveis externas são ligadas ao ambiente que o individuo esta envolvido.

  1. Como a perspectiva ecológica melhora o entendimento sobre o desenvolvimento da criança?

É de grande importância o entendimento da ecologia a volta da criança para que não se tenha um trauma ou algo do gênero em seu psicológico, seu meio deve ser preservado evitando o que possa causar isso, como brigas, conversas informais com palavras de baixo calão etc., pois irá refletir na vida desta criança a fase da juventude é onde se absorve com facilidade qualquer coisa que lhe é dita ou mostrada a ela por este fato deve ser preservada de coisas ruins como essas que podem até tronar a criança em um jovem agressivo e intolerante.

  1. Como os conceitos de vulnerabilidade e resiliência nos ajudam a entender o desenvolvimento da criança?

Ajudam de forma que sabendo destes conceitos estaremos nos apropriando para saber quais são as necessidades do individuo naquela faixa de idade, como por exemplo, o que uma criança de oito anos deve aprender em matemática? Seria conjuntos dos números ou já estaria pronta para entender o conceito de soma/subtração? E mais como poderia ser trabalhado isso para que ela entenda e aprenda melhor, esses e outros fatores podem ser tirados sabendo desses conceitos.


Analise do filme “O senhor das moscas”

O filme mostra a evolução de um estado para o outro e como se dá o processo de construção das regras em uma sociedade que acaba de se iniciar, também é mostrado a dura realidade com morte e enfrentamentos de sociedades.

Algo muito importante que da para notar é a ética, um dos princípios de Piaget, juntamente com o desenvolvimento da moral e o construtivismo.


Perguntas Vygotsky

  1. De acordo com mello, o ser humano não nasce humano, mas aprende a ser humano com outras pessoas (...) O ser humano é, pois, um ser histórico cultural. Explique.        

R: A cultura molda o homem, porém o homem também altera a cultura, Por esta fato podemos perceber que o mesmo que aprende, também se cria e altera fazendo assim também seu crescimento e evolução.

  1. Explique os conceitos:

  • Mediação: Mediar possibilita que a criança avance o que já sabe para se desenvolver (desenvolvimento potencial) ajudar para que ela possa fazer sozinha.
  • Zona de desenvolvimento proximal: É o que já se sabe ou pode saber o potencial para fazer com/sem alguém.
  • Atividade: Tudo que o sujeito faz com sentido (motivo e interesse). Para Vygotsky, é necessário contribuir para que tenha interesse pela atividade. É preciso mediar com a utilização de instrumentos e signos.
  1. Qual é o papel de educação e do educador no processo de desenvolvimento humano?
  1.  Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes sobre as relações entre aprendizagem e desenvolvimento sobre o papel da intervenção pedagógica. Assim explique como cada um desses autores compreende a relação entre aprendizagem e quais as aplicações dessa compreensão para o trabalho do professor?  

Questões de Sobre o capítulo de Wallon

  1. Pensar a criança completa, concreta e contextualizada significa abrir mão do caráter universal e a-histórico do desenvolvimento. Wallon construiu sua teoria sobre essa base. Como você poderia justificar a escolha feita por ele?

R: Para Wallon, o ser humano é geneticamente social. Pois a resposta do meio irá ajudar o estabelecimento de conexões pela criança, entre as ações do adulto próximo e as manifestações   impulsivas, e, com o tempo, essas   associações fisiológicas transformam-se em   manifestações expressivas. As suas reações impulsivas, orgânicas e desordenadas precisam ser completadas, compensadas e interpretadas pelo meio envolvente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com