TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lingua Portuguesa No Ensino Fundamental

Ensaios: A Lingua Portuguesa No Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Souza (1992, p. 22)

Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade.

Dentre os conteúdos, notou-se que grande parte da turma apresenta dificuldades com leitura, compreensão e produção texto, esse fato pode ser atribuído à ausência de incentivo a leitura e a interpretação por parte dos pais e de alguns recursos diferenciados, uma vez que foi possível notar que o recurso mais adotado nas aulas foi quadro e giz.

Dessa maneira, grande parte do tempo das aulas acaba sendo destinada a explicação e a copia de conteúdos do quadro. Vale ressaltar que os alunos retiram o conteúdo do quadro, embora não saibam interpretar o que copiam. Notou-se também a dificuldade dos alunos nesse sentido, uma vez que grande parte deles necessita de auxilio direto da professora, tanto para compreensão do conteúdo quanto para o desenvolvimento das atividades. Dentre os alunos com dificuldades podem-se destacar três alunos que apresentam dificuldades no que diz respeito à leitura e sua interpretação. Diante disso, surgiu a necessidade de passar aos alunos com dificuldades, atividades diferenciadas como, por exemplo, atividade feita nos cadernos dos alunos. Vale ressaltar que por conta da divisão das salas por compensado, as aulas ficavam prejudicadas, os barulhos e objetos que eram atirados pela outra turma dificultavam as aulas do professor, tendo em vista que tirava a atenção dos alunos.

O professor se esforça para lecionar, mas a situação da sala não ajuda muito, o espaço não oferecia o conforto que as crianças precisavam para aprender, sua atenção era direcionada para os colegas do lado e não para a aula que o professor estava ministrando.

O planejamento do professor é realizado diariamente onde ele é acompanhado pelo coordenador pedagógico, mesmo com as dificuldade de recursos a professora se esforça para aplicar os conteúdos.

Ao final de cada aula a professora executa uma avaliação final do seu planejamento e registra suas circunstancias que precisam ser ajustadas e quais os métodos que vai colocar em pratica para melhorar suas aulas, portanto ao mesmo tempo ela analisa seu desempenho e o das crianças.

Durante o período de semi regência na sala do segundo ano , observei a metodologia da professora , ela inicia suas aulas com uma roda de conversa, após a roda de conversa ela pede aos alunos que peguem o livro e abram na disciplina do dia, durante a semana os alunos veem duas disciplinas diferentes organizadas nos horários de 7:00 as 9:15 com quinze minutos de intervalo, após o intervalo retornam a sala no horário de 9:15 as 11:00 este horário esta organizado durante toda a semana excerto na sexta feira ondem são aplicadas quatro disciplinas com artes. Ensino religioso, inglês e português.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com