TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Supervisionado em Ensino fundamental em Lingua Portuguesa

Por:   •  8/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  2.233 Visualizações

Página 1 de 9

1. Dados do(a) Aluno(a)

Dados Gerais

Nome Thiago Ferreira Correia

RGM 14301164

Curso Letras Português – Inglês (Licenciatura)

Instituição Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz

Disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa

Ano/semestre de realização de estágio 2017/1

2. Introdução:

O Estágio Curricular Supervisionado, indispensável na formação de docentes nos cursos de licenciatura é um processo de aprendizagem necessário a um profissional que deseja realmente estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira e deve acontecer durante todo o curso de formação acadêmica, no qual os estudantes são incentivados a conhecerem espaços educativos entrando em contato com a realidade sociocultural da população e da instituição. Como preparação à realização da prática em sala de aula, o tradicional estágio se configura como uma possibilidade de fazer uma relação entre teoria e prática, conhecer a realidade da profissão que optou para desempenhar, pois, quando o acadêmico tem contato com as atividades que o estágio lhe oportuniza, inicia a compreensão aquilo que tem estudado e começa a fazer a relação com o cotidiano do seu trabalho.

3. Caracterização da Escola

Este estágio foi realizado na Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz, localizada à Rua Nicodemos Cardoso Silva, nº458, bairro João XXIII, pertencente à rede municipal de ensino da cidade de Muriaé, no estado de Minas Gerais. Está vincula à SME – MG.

4. Perfil dos Professores

Neste estágio foram realizadas 200 horas nos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental

Foi acompanhado 01 professor.

Os dados sobre o perfil de cada professor estão no quadro abaixo:

Professor (a) Ano que atua Formação Tempo de

docência Tempo de trabalho nesta escola

Fernanda 6º ao 9º Lingua Portuguesa 10 anos 10 anos

5. A prática pedagógica do(s) professor (es):

A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos. A seguir, cada professor acompanhado é identificado, e são descritas algumas destas práticas, que foram mais significativas ou frequentes nas observações realizadas.

Professor (a): Fernanda Ano: 6º

Ao observar a prática pedagógica do professor acompanhado, pudemos perceber que o mesmo utiliza como prática sua aula: marcada não apenas pelos saberes disciplinares, mas por um conjunto de experiências que se sucedem no contexto escolar durante toda uma trajetória profissional. A trajetória escolar do professor é composta de experiências novas, conhecimentos que se acumulam no percurso do caminho e de um saber-fazer que se aprimora a cada dia.

No que diz respeito às observações, às aulas e ao professor, de um modo geral, podemos destacar os seguintes pontos: o papel do educador é de mediação entre o aluno e o conhecimento a ser trabalhado e construído, ou seja, deve conceber estratégias de ensino que visam ensinar a aprender, bem como persistir no empenho de auxiliar os alunos a pensarem de forma crítica é aprender novamente a aprender como ensinar, onde através da troca de experiências se cria um espaço de formação mútua, e cada educador desempenha simultaneamente, o papel de formador e de formando e o aluno interioriza um conjunto de valores favoráveis à aquisição de cidadania.

6. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

Toda prática pedagógica realizada pelo professor em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, deve ser orientada por uma reflexão teórica, que para ele é significativa e direciona sua ação docente.

Considerando este aspecto, abaixo é apresentada a descrição de uma prática relacionando-a com uma reflexão crítica que se baseia nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Considerando a carga horária do estágio, é possível destacar e refletir sobre mais de uma atividade.

REFLEXÃOCRÍTICA SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi Jogo da memória de pronomes

Este tema ou atividade foi escolhido por que: reconhecer a função dos pronomes para a construção de sentidos nas diferentes situações comunicativas

Esta atividade foi desenvolvida da seguinte forma pelo (a) professor (a): Antes do início do jogo, fazer uma breve revisão sobre a função dos diferentes tipos de pronomes (na construção de sentidos em diversas situações comunicativas). Em seguida, organizar a turma em pequenos grupos e entregar o envelope com as cartas do jogo. Se preferir, entregue as folhas e peça que os alunos recortem as cartas e confeccionem os envelopes. No final do jogo, os alunos podem produzir as regras e uma síntese sobre o estudo realizado.

Coloquei apenas um exemplo de cada classificação e escolhi trechos de música, mas o interessante é apresentar pelo menos dois exemplos de cada tipo de pronome e escolher trechos de textos trabalhados em aula

Quem me chamou Quem vai querer voltar pro ninho Redescobrir, seu lugar

E o que foi prometido, Ninguém prometeu

"Você É algo assim É tudo pra mim É como eu sonhava, baby.

Instruções para o jogo (sugestão): colocar todas as cartas com exemplos viradas para baixo e as de classificação no canto da mesa, para serem compradas. Definir quem iniciará o jogo. Em seguida, o aluno deve comprar uma carta com exemplo. Se o exemplo corresponder à carta de classificação comprada, ele marca ponto e/ou joga novamente. Essas regras podem ser criadas pelos próprios alunos. Essa atividade foi realizado após estudos sistemáticos sobre os pronomes.

Aspectos teóricos que orientam a atividade descrita:. De acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com