TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade Dentro Dos Parâmetros Curriculares Educacionais

Dissertações: A Ludicidade Dentro Dos Parâmetros Curriculares Educacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 3

A Ludicidade dentro dos parâmetros curriculares educacionais

O brincar faz parte da infância e para a construção social do indivíduo, e através deste permite um repertório de incrementos, seja na esfera cognitiva, quanto na social, motor, biológica e afetiva. Além de localizar prazer e alacridade, jogando a criança/discente à se socializar e aprender, além de poder estresir sua realidade através da concentração, anunciando assim suas aflições, dificuldades, que por meio das palavras seria abstruso.

O desígnio do presente trabalho é acometer a acuidade do lúdico no processo de ensino-aprendizagem infantil e/ou adolescentes na faixa etária de 3-6 anos ou 10-15 anos. Buscando abranger a estima dos jogos e brincadeiras como auxílios dinâmicos no organismo do conhecimento infantil/adolescente através de estimulações cogentes no cultivo de sua aprendizagem. O trabalho desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica ou fontes secundárias advindas de um enriquecido acervo construído por alunos de outra Unidade Escolar, onde o mesmo foi idealizado pelas concepções de dois professores/orientadores, fazendo parte de uma bibliografia sugestiva. Tal análise alude na ascensão de dados de bibliografias já apregoada à respeito do estudo.

A ludicidade é um acrescido laboratório para o alargamento integral da criança em toda a sua fase educacional que merece prudência, dos pais e dos docentes inseridos neste contexto. É através das brincadeiras que a criança/discente descobre a si próprio e o outro, além de ser um componente expressivo e cogente para que a criança possa aprender com deleite, obrando com destrezas úteis e indispensáveis à vida.

No contexto educacional muitas são as variáveis que compõem a compreensão, dissolução e/ou perpetuação das práticas pedagógicas dentro e fora do âmbito educacional. Na compreensão destas variáveis encontra-se a ludicidade, inserido nos moldes das práticas pedagógicas. O primário aspecto a ser enfatizado é que as atividades lúdicas não se abreviam ao jogo e à brincadeira, mas incluem atividades que aprovam ocasiões de deleite, entrega e coerência dos envolvidos.

Na atividade lúdica, o que implica não é apenas o alvitre da atividade, o que dela procede, mas a azada ação, a estação vivida. Permite a quem a vivenciar, períodos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de resignificação e agudeza, ocasião de autoconhecimento e noção do outro, do cuidar de si e contemplar para o outro, momentos de vida, de pura expressividade tanto dentro como fora do âmbito escolar.

A escola de cunho “clássico”, centrada na difusão de conteúdos, não admite um modelo lúdico. Por isso é tão amiudado ouvirmos falas que amparam e sublimam a acuidade do lúdico estar coevo na sala de aula, e queixas dos porvindouros educadores, como igualmente daqueles que já se descobrem exercendo o magistério, de que se fala da estima da ludicidade, se aventam conceitos de ludicidade, mas não se vivenciam atividades lúdicas. Fala-se, mas não se faz. De fato não é tão simples e “fértil” um câmbio mais radical pelas cômodas experiências que o professor tem ao longo de sua concepção acadêmica.

As práticas de cunho lúdico se fazem de extrema importância no processo de ensino aprendizagem, sejam competentes aos educandos ou até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com