TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções De Organização Curricular

Ensaios: Concepções De Organização Curricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

Concepções de Organização Curricular

Currículo Tradicional

Segundo a teoria de Durkhein a educação é socializadora das novas gerações, a educação de cima para baixo, a educação tem a função de transmitir as tradições culturais e as regras sociais, contribuindo para adaptação do indivíduo à sociedade. O homem é um ser social e um ser individual.

Fonte: Google

Esta pedagogia ganha forma nos moldes curriculares tradicionais. A estrutura deste currículo é bastante familiar em nossas escolas. Ele organiza as disciplinas e seus respectivos conteúdos de maneira fragmentada, promovendo uma educação linear onde não há articulação de temas, o conhecimento é meramente transmitido sem nenhuma preocupação com a contextualização.

O maior comprometimento da escola é a formação intelectual e moral de seus alunos. Os conteúdos são os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e são transmitidas como verdades absolutas. Essa transmissão acontece de forma oral e predomina a metodologia da repetição e memorização características forte de um ensino livresco e enciclopédico. O aluno é visto como um sujeito passivo e domesticado, armazenador de informações. O professor é o detentor do saber e a autoridade máxima deste ambiente.

Fonte: Google

Currículo Real é a transposição pragmática do currículo formal, é a interpretação que professores e alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de relação entre professor e alunos e entre os alunos. São as sínteses construídas por professores e alunos, a partir dos elementos do currículo formal e das experiências pessoais de cada um.

Currículo Oculto é pelo que entendem aquelas coisas que os alunos aprendem na escola por causa do modo pelo qual o trabalho da escola é planejado e organizado, mas que não são em si mesmas claramente incluídas no planejamento e nem estão na consciência dos responsáveis pela escola. Os papéis sociais, por exemplo, são ao que se diz, aprendidos desse modo, da mesma forma que os papéis sexuais e as atitudes com relação a muitos outros aspectos da vida. Implícitas em todo o conjunto de disposições estão as atitudes e os valores daqueles que as criam, sendo esses valores comunicados aos alunos de um modo acidental e talvez sinistro.

Currículo prescrito é aquele que define boa parte dos conteúdos que serão abordados durante cada ano letivo. Se, por um lado, ele é defendido por orientar detalhadamente o trabalho do professor, criando um padrão de qualidade, por outro, as críticas a esse modelo são duras justamente porque defendem que ele não deixa espaço ou liberdade para que os professores trabalhem.

O currículo, portanto, não pode ser entendido como declaração de áreas, conteúdos e metodologias, mas como a soma de todo tipo de aprendizagens e de ausências que os alunos obtêm como conseqüência de estarem frequentando a escola. Além disso, o currículo tem que ser entendido como cultura real, que surge de uma série de processos, mais que como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com